Portal Emaranhense Publicidade 728x90
07/02/2014 às 10h32min - Atualizada em 07/02/2014 às 10h32min

Prefeitura de São Luís é selecionada para programa Vida Saudável

A relação do Vida Saudável foi divulgada juntamente com o programa Esporte e Lazer da Cidade

SECOM | Prefeitura de São Luís

O município de São Luís foi incluído na lista das propostas selecionadas para o Programa Vida Saudável, da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Sneliz, do Ministério dos Esportes. 

A relação do Vida Saudável foi divulgada juntamente com o programa Esporte e Lazer da Cidade. A relação das propostas classificados nos editais de chamada pública foi divulgada no dia 30 de janeiro deste ano.  

Foram classificadas 903 propostas de 25 estados brasileiros, sendo 20 municípios de cada estado mais bem ranqueado.

O primeiro bloco de formalização será composto pelos 328 selecionados. Destas, 229 foram propostas destinadas para os núcleos urbanos do Programa Esporte e Lazer da Cidade. 

No Programa Vida Saudável foram selecionados 83 propostas e 16 núcleos para comunidades tradicionais.

A proposta do programa Vida Saudável encaminhada para o Ministério do Esporte foi elaborada pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer, Semdel, com plena aprovação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

A implantação do programa vai beneficiar 900 cidadãos ludovicenses com idade acima de 60 anos que terão acesso a prática esportiva e por conseguinte melhor qualidade de vida.

"Mais uma boa notícia para o esporte de São Luís. Logo no início da gestão, o prefeito Edivaldo Holanda Junior nos determinou que priorizássemos crianças, adolescentes e idosos. Reativamos oito núcleos de esporte para atender os idosos de diversos bairros que estão em pleno funcionamento. Estávamos justamente querendo ampliar essa oferta”, disse o secretário da Semdel, Raimundo Penha.

O secretário Raimundo Penha considera fundamental a parceria com o Governo Federal para ampliar ações da Semdel. Em parceria com o governo federal serão atendidos mais 900 idosos de nove bairros.

O Vida Saudável é uma oportunidade da prática de exercícios físicos, paralelamente a atividades culturais e de lazer pelo idoso, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias. A ideia é socializar conhecimento a fim de tornar o esporte e lazer parte da política pública.

A Prefeitura de São Luís por intermédio da Semdel desenvolve um programa voltado para prática de esportes para a terceira idade.

O “São Luís Saudável” conta com oito núcleos em funcionamento. Todo o material dos instrutores para desenvolvimento das atividades, como bolas, colchonetes, mochilas, são custeados pela Semdel. Parte da material foi repassado em setembro do ano passado.

Vida Saudável

O Programa Vida Saudável objetiva democratizar o lazer e o esporte recreativo. A clientela preferencial são as pessoas que envelhece oferecendo desenvolvimento comunitário, valorizando a diversidade cultural local fomentando o respeito à diversidade sexual, étnica e religiosa, contribuindo para que as políticas de lazer e de esporte recreativo avancem do atual estágio de política de um governo para a dimensão mais ampla de Política de Estado.

As atividades

Alongamento, caminhada orientada, capoterapia, oficina de arterapia, ginástica aeróbica, futsal, aulas de coral, dança sênior, futebol, oficina de artesanato, pilates, voleibol adaptado para terceira idade, tênis de mesa, jogos de dama, xadrez  e dominó, pintura em tela, teatro dentre outros.

 

NUCLEOS-                                           QUANTIDADE DE PESSOAS ATENDIDAS

PARQUE DO BOM MENINO                                                      100

LIBERDADE (SUB-NUCLEO)                                                     100

PARQUE DO SABIÁ                                                                   100

IPEM SÃO CRISTÓVÃO (SUB-NÚCLEO)                                  100

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IPAM (OLHO DÁGUA)          100

VINHAIS (SUB NUCLEO)                                                          100

MARACANà                                                                          100

PRAÇA DO PEC (COROADO)                                                  100

             


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp