Portal Emaranhense Publicidade 728x90
22/04/2024 às 15h40min - Atualizada em 22/04/2024 às 15h40min

Corpo de Bombeiros do Maranhão marca presença em encontro global da ONU sobre resgate e busca

Evento internacional realizado em Belo Horizonte debateu procedimentos e fortaleceu capacidades de resposta a desastres

Da Redação
CBMMA
(Foto: Divulgação)
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) marcou presença na reunião técnica do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (Insarag), uma rede humanitária global vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro aconteceu na última semana em Belo Horizonte (MG) e reuniu especialistas de todo o mundo e militares de corporações de bombeiros do Brasil.

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, destacou o esforço do governador Carlos Brandão para assegurar a participação do Maranhão no evento. "Esta é uma prova do compromisso da gestão com a cooperação humanitária internacional, principalmente em resposta a grandes desastres. A nossa participação visa a padronização de procedimentos operacionais em nível global, o que se traduzirá em uma atuação mais eficiente", afirmou.

Pela primeira vez sediado no Brasil, o encontro global abordou temas como o fortalecimento das capacidades nacionais, gestão da informação e técnicas para operações de busca e resgate. As discussões visam à criação de uma equipe humanitária multidisciplinar brasileira, permanente e de pronta resposta, para atender a chamados internacionais em grandes desastres.

O evento também focou no aprimoramento das capacidades de resposta a desastres, especialmente em situações extremas como inundações, deslizamentos, incêndios de grandes proporções e enxurradas.

Como resultado, o Maranhão terá bombeiros integrando um grupo de especialistas em ocorrências de desastres em estruturas colapsadas em qualquer parte do mundo, conforme informou o coronel Célio Roberto.

A coordenação do encontro foi realizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e pela Secretaria Nacional de Defesa e Proteção Civil (Sedec), órgão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp