Portal Emaranhense Publicidade 728x90
15/03/2024 às 15h24min - Atualizada em 15/03/2024 às 15h24min

Encontro de gestores: Planejando a roteirização turística no Maranhão

Segundo dia do evento destaca integração regional e desenvolvimento de roteiros turísticos

Da Redação
Setur-MA
Setur-MA encontro de gestores (Foto: Marcos Rocha)
No segundo e último dia do Encontro de Gestores promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), o foco foi o planejamento da criação de roteiros turísticos integrados por região. Os participantes, representantes dos 9 polos turísticos do Maranhão, reuniram-se para discutir a integração dos atrativos e promover o desenvolvimento sustentável do setor.

Palestras com representantes do Ministério do Turismo, Instituto Federal do Maranhão, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Banco do Nordeste proporcionaram insights valiosos sobre desenvolvimento regional e roteirização turística rentável.

"Compreender as riquezas e potencialidades de cada região é fundamental para planejar estrategicamente o desenvolvimento do setor turístico. As experiências proporcionadas durante o evento promovem uma conexão genuína com os destinos, essenciais para uma gestão eficaz e sustentável do turismo em nosso estado", afirmou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Os grupos de trabalho se dedicaram à criação de roteiros que visam potencializar o turismo nos municípios, valorizando a diversidade natural e cultural da região. A integração entre setores público e privado, universidades e instâncias governamentais foi destacada como crucial para esse processo.

Para os gestores municipais, a formação de grupos de trabalho por polo turístico representa um avanço significativo no planejamento da roteirização. "Espero que haja mais oportunidades no futuro para compartilharmos nossas dificuldades e experiências, buscando juntos um futuro promissor para o turismo no Maranhão", declarou o secretário de Turismo de Riachão, Joamar Gomes.

A participação do setor privado também foi enfatizada como essencial para o sucesso da roteirização. A inclusão de novos produtos turísticos e a ampliação das opções de passeios visam fortalecer o turismo no estado.

"A diversidade de perspectivas e conhecimentos compartilhados durante o evento certamente contribuirá para o fortalecimento do turismo regional e para o desenvolvimento sustentável dos polos maranhenses", afirmou a superintendente de regionalização Aline Sousa, coordenadora do Encontro de Gestores.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp