Portal Emaranhense Publicidade 728x90
05/03/2024 às 10h32min - Atualizada em 05/03/2024 às 10h32min

Operação Transporte Seguro: Inmeq/MA fiscaliza 'caixas-pretas' de ônibus urbanos em São Luís

Instituição verifica cronotacógrafos, instrumentos essenciais para segurança e fiscalização no transporte público; 99% dos ônibus vistoriados foram reprovados na primeira etapa.

Da Redação
Secom
O cronotacógrafo é considerado a “caixa preta” dos veículos de transporte de passageiros e seu uso é obrigatório. (Foto: Handson Chagas).
Na última segunda-feira (4), o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA), por meio da Operação Transporte Seguro, concentrou esforços nos terminais de integração de São Luís para fiscalizar os cronotacógrafos dos ônibus urbanos. Esses dispositivos, conhecidos como "caixas-pretas" dos veículos de transporte de passageiros, são cruciais para registrar simultaneamente a velocidade, a distância percorrida e informações sobre o motorista, como tempo de trabalho e paradas.

O presidente do Inmeq/MA, Eliel Gama, enfatizou a importância do cronotacógrafo na garantia da conformidade do motorista e do veículo com as regulamentações de trânsito. O equipamento é essencial em situações de acidentes, permitindo uma análise precisa do trajeto e das condições de condução.

O diretor-técnico do Inmeq, Zois Gantzias, revelou que, na primeira etapa da fiscalização, 99% dos ônibus verificados foram reprovados em uma vistoria inicial. Entre as irregularidades, destacam-se a falta de verificação no Inmetro e validades vencidas há anos.

Gantzias alertou que as empresas de transporte coletivo que não assegurarem a qualidade adequada dos cronotacógrafos poderão ser autuadas pelo instituto. Apesar disso, será concedido um prazo de adequação, a ser definido em conjunto com as empresas, antes de multas serem aplicadas.

O cronotacógrafo desempenha um papel crucial não apenas em acidentes de trânsito, mas também na verificação da qualidade do serviço prestado pelas empresas de transporte. Em situações de sinistros, fornece informações cruciais sobre a velocidade do veículo antes do incidente. A fiscalização visa garantir a segurança dos condutores e passageiros, além de assegurar a integridade do sistema de transporte público em São Luís.

Para Nilton Rodrigues, motorista de ônibus em São Luís, a operação é benéfica para todos, contribuindo para o bem-estar de condutores e passageiros. "Essa fiscalização é boa. Ninguém pode trabalhar 'jogado para as cobras'. Tem que ter alguém para fiscalizar. É bom para nós [motoristas] e para a população".

Sobre o Inmeq-MA: O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão, vinculado à Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), é um órgão delegado do Inmetro. A equipe de fiscalização realiza operações em diversas áreas, garantindo a conformidade e qualidade em produtos e serviços em todo o estado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp