Portal Emaranhense Publicidade 728x90
04/03/2024 às 10h18min - Atualizada em 04/03/2024 às 10h18min

Governo Estadual avança na luta contra o câncer de pênis com segunda etapa de cirurgias de postectomia

Iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde visa promover a saúde masculina e prevenir casos de câncer, atendendo 23 pacientes no Hospital Dr. Carlos Macieira

Da Redação
SES/Acqua
Segunda etapa das cirurgias de postectomia (Foto: Thiago Nascimento)
No último sábado (2), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou a segunda etapa da campanha estadual de combate ao câncer de pênis, executando 23 cirurgias de postectomia no Hospital Dr. Carlos Macieira, localizado em São Luís. A ação é parte de um esforço contínuo para promover a saúde masculina e prevenir casos dessa condição.

Ao longo das duas primeiras etapas da campanha, a gestão estadual já atendeu um total de 70 pacientes. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou a importância da iniciativa, afirmando que as equipes estão empenhadas em proporcionar cuidado integral à saúde do homem, reforçando medidas de promoção e melhoria da qualidade da saúde da população masculina.

José Eduardo Rocha da Silva, de 24 anos, expressou sua satisfação após ser atendido. "Eu já tinha essa preocupação faz tempo de poder fazer essa cirurgia. Minha expectativa é que seja tudo bem rápido, os médicos falaram que o pós-operatório é tranquilo e já temos alta no mesmo dia", afirmou. O pescador José Rodrigues de Araújo Neto, de 63 anos, também compartilhou sua experiência, ressaltando a necessidade da cirurgia e expressando confiança no sucesso do procedimento.

A iniciativa visa não apenas atender aos pacientes, mas também ampliar o acesso e reduzir a demanda na rede estadual de saúde. Os participantes passaram por triagem e atendimentos ambulatoriais, sendo que o procedimento cirúrgico, com duração de cerca de 30 minutos, envolve a remoção do prepúcio, indicada para casos de fimose, visando prevenir o câncer de pênis, um dos fatores de risco associados ao estreitamento do prepúcio causado por essa condição.

É importante destacar que o Hospital Dr. Carlos Macieira é pioneiro no Nordeste ao receber a certificação de Acreditação Nível I, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reforçando seu status como hospital de alta complexidade. A unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua, reforça seu compromisso com a excelência e a qualidade no atendimento à saúde.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp