Portal Emaranhense Publicidade 728x90
29/02/2024 às 11h07min - Atualizada em 29/02/2024 às 11h07min

Governo do Maranhão adere ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue

O Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue propõe a realização de ações de reforço na prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti nos estados e municípios.

Da Redação
SES
Secretário Tiago Fernandes participa de reunião com os membros do Conass e a ministra Nísia Trindade (Foto: Divulgação)
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, participou de uma reunião conduzida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pela Ministra Nísia Trindade, nesta quarta-feira (28), em Brasília. Na ocasião, os gestores estaduais foram informados sobre os detalhes da operacionalização do Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, programado para este sábado (2) em todo o país.

Ações de Prevenção e Eliminação de Focos do Mosquito

O Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue propõe a realização de ações de reforço na prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti nos estados e municípios. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, enfatizou que a ação contribuirá tanto para evitar novos focos do mosquito quanto para reduzir o risco de adoecimento da população.

"Nós estamos cada vez mais aprimorando nossas estratégias para ampliar o alcance das ações de enfrentamento ao Aedes e da mobilização contra a dengue nos 217 municípios maranhenses, não só isso, mas também da preparação e intensificação do monitoramento do cenário epidemiológico para respostas rápidas em todos os níveis de atenção no âmbito da saúde", destacou o secretário Tiago Fernandes.

Participação da População na Prevenção

Para interromper a transmissão da dengue em todo o Brasil, a eliminação dos focos do mosquito é a melhor estratégia de prevenção. Cerca de 75% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro de nossas casas. O Ministério alerta para a importância de cada pessoa fazer sua parte, adotando medidas como o uso de tampas nas caixas d'água, evitando água parada em vasos de plantas, mantendo limpas as vasilhas de alimentação e água dos animais, e garantindo um quintal limpo e sem recipientes onde a água possa se acumular.

União de Esforços para o Controle da Dengue

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reafirmou a união de todos os estados e do Ministério da Saúde para controlar os focos do mosquito Aedes e para as ações de prevenção. "O Dia D é um dia fundamental para a unidade que construímos aqui. Nenhum estado deverá estar fora desse esforço de mobilização. Se há uma coisa que deve nos unir no Brasil é mostrarmos essa unidade para população. Que governo federal, governos estaduais e prefeituras podem e devem trabalhar juntos nessa ação", pontuou.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Fábio Baccheretti, ressaltou o papel dos gestores na mobilização. "Toda essa discussão é coordenada pelo ministério em âmbito nacional, coordenada pelos estados em âmbito bipartite, e quem realmente na ponta vivencia isso, os municípios. Por isso é superimportante estarmos juntos, unidos, para podermos fazer de forma contínua e como ponto principal sensibilizando toda a população sobre essa doença", disse.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp