Portal Emaranhense Publicidade 728x90
09/02/2024 às 16h41min - Atualizada em 09/02/2024 às 16h41min

Governo do Maranhão realiza ação de prevenção às ISTs no Terminal da Ponta da Espera, em São Luís

Carnaval 2024 inicia com iniciativa de saúde, oferecendo testagens rápidas e aconselhamento no Terminal da Ponta da Espera.

Da Redação
Secom
Governo do Maranhão leva ação de prevenção às ISTs para o Terminal da Ponta da Espera, em São Luís (Foto: Handson Chagas)
Enquanto os foliões se preparam para a animação do Carnaval, o Governo do Maranhão destaca o compromisso com a saúde e promove ações de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no Terminal da Ponta da Espera. Nesta sexta-feira (9), equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizaram testagens rápidas para sífilis, Hepatite B e C, e HIV/AIDS, marcando o início do Bloco da Saúde 2024.

Com o lema "Se tem crush, tem prevenção", o Bloco da Saúde distribui preservativos, géis lubrificantes e autotestes para HIV/AIDS, além de oferecer testagem rápida para sífilis, Hepatite B e C, e HIV/AIDS, junto a aconselhamento pós-teste. A ação no Terminal da Ponta da Espera continua no sábado (10), das 8h às 12h, direcionada aos passageiros com destino ao interior do estado ou chegando à capital.

Domingas Pereira, técnica do Departamento de ISTs/AIDS e Hepatites Virais da SES, enfatiza: "É uma ação de promoção para que todo folião que passe pelo Terminal da Ponta da Espera possa fazer seu teste e curtir a folia com tranquilidade. Nos casos positivos, já são encaminhados para o serviço de saúde."

Além do Terminal, o Bloco da Saúde marcará presença nos circuitos oficiais do Carnaval 2024, Beira-Mar e Avenida Litorânea, todos os dias de programação, oferecendo ações de prevenção, distribuição de preservativos e autotestes para HIV/AIDS, além de testagem rápida.

A população aprovou a iniciativa, destacando a importância de ações preventivas em locais estratégicos como o Terminal da Ponta da Espera. Os serviços de saúde estaduais seguem o protocolo de prevenção combinada, proporcionando diversas opções de prevenção, como preservativos internos e externos, uso de gel lubrificante, PEP e PrEP, além das testagens rápidas.

A SES registrou 1.333 casos de Aids no período de janeiro a dezembro de 2023. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza insumos de prevenção e estratégias para a prevenção da infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP). Permaneça informado e cuide da sua saúde neste Carnaval.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp