Portal Emaranhense Publicidade 728x90
05/02/2024 às 09h39min - Atualizada em 05/02/2024 às 09h39min

Bloco da Saúde leva alegria e conscientização às ruas de São Luís com enfoque na prevenção de ISTs durante o Pré-Carnaval

Governo do Estado promove evento que une folia e saúde, reforçando a importância da prevenção antes, durante e após o Carnaval.

Da Redação
SES
Bloco da Saúde no Circuito Litorânea (Foto: Israel Pontes)
O Circuito Litorânea, em São Luís, foi tomado por alegria, descontração e conscientização no último domingo (4), com o desfile do "Bloco da Saúde". Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o bloco integrou a programação do pré-Carnaval do Maranhão 2024, enfatizando a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Sob o tema "Se tem crush, tem prevenção", o Bloco da Saúde arrastou centenas de foliões pelo Circuito Litorânea, proporcionando uma mistura única de diversão e serviços de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde buscou facilitar o acesso da população a insumos e informações de prevenção, instalando a Tenda da Saúde, onde equipes orientaram sobre diversas formas de prevenção e distribuíram preservativos, géis lubrificantes e autotestes para HIV.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou a importância da campanha, ressaltando que o Hospital de Campanha será instalado no Circuito Beira-Mar durante o Carnaval, e ambulâncias estarão disponíveis nos circuitos Litorânea e Beira-Mar para garantir atendimentos de saúde. O enfoque é proporcionar um carnaval seguro e saudável para todos os foliões.

Na Tenda da Saúde, o titular da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, e a secretária de Estado do Turismo (Setur-MA), Socorro Araújo, juntaram-se ao secretário de Saúde para acompanhar as ações de perto.

A supervisora de almoxarifado do Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA), Laisa Lima, expressou sua satisfação com a iniciativa. "É indispensável unir as duas coisas: a folia que é algo que todo mundo gosta e todo mundo fala que o ano só começa depois do carnaval, e prevenção e distribuição de camisinhas", destacou.

Foliões como o motorista Cristian Martins e a secretária Jonayra Correia elogiaram a combinação de cultura, lazer e saúde promovida pelo Bloco da Saúde, destacando a importância de ações que visam garantir a segurança e a saúde dos participantes.

Com a programação musical animada por atrações como Herton Rá, Baile do TDN e o grupo Argumento, o Bloco da Saúde não apenas proporcionou momentos de diversão, mas também reforçou a mensagem de que é possível curtir o Carnaval de maneira responsável e cuidadosa com a saúde.

Além das ações no pré-Carnaval, a SES reforça que insumos de prevenção estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo estratégias como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós Exposição (PEP). A iniciativa busca reduzir os casos de ISTs, que foram registrados em 2023 com 1.333 casos de Aids e 1.860 casos de HIV no Maranhão.

O Hospital de Campanha, que atuará durante o Carnaval, estará localizado na Praça Maria Aragão, com atendimentos das 18h às 2h30 da manhã a partir de sábado (10) até terça-feira (13). A equipe, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, estará pronta para garantir a saúde dos foliões.

No Circuito Litorânea, três ambulâncias, incluindo uma com estrutura de Unidade de Suporte Avançado (USA), e no Circuito Beira-Mar, mais duas ambulâncias, oferecerão suporte para transporte sanitário. O Governo do Estado reafirma o compromisso de proporcionar um Carnaval seguro e saudável para todos os maranhenses e visitantes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp