Portal Emaranhense Publicidade 728x90
04/02/2024 às 13h04min - Atualizada em 04/02/2024 às 13h04min

Governo do Maranhão promove "Cuidar de Todos Cirurgias" para beneficiar a visão da população de Santa Inês

Cerca de 500 pessoas passam por triagem oftalmológica no Hospital Macrorregional Tomás Martins, recebendo atendimento especializado para catarata e pterígio.

Da Redação
Cuidar de Todos Cirurgias com procedimentos de catarata e pterígio, em Santa Inês (Fotos: Divulgação)
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou uma ação significativa no Hospital Macrorregional Tomás Martins, levando o programa "Cuidar de Todos Cirurgias" para a população de Santa Inês e cidades vizinhas. A iniciativa, que ocorreu na última sexta-feira (2), teve como foco acelerar o atendimento oftalmológico, oferecendo procedimentos de catarata e pterígio.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou a importância do programa, destacando que a meta é continuar realizando procedimentos desse tipo para reduzir a demanda na região e melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Cerca de 500 pessoas foram submetidas a exames de triagem oftalmológica durante o evento, que seguirá com as etapas cirúrgicas até domingo (4).

Uma das beneficiadas, Elivanilde Santos Silva, de 54 anos, originária de São João do Caru, compartilhou sua experiência ao descobrir a necessidade de uma cirurgia de catarata. A paciente destacou a coceira, a visão embaçada e o lacrimejamento como sintomas, expressando esperança de que a iniciativa auxilie todos os presentes no atendimento.

A moradora local, Maria da Silva, de 68 anos, elogiou a ação do governo, classificando-a como uma "boa iniciativa" ao trazer os procedimentos para a região.

Os procedimentos de catarata e pterígio fazem parte do Programa Cuidar de Todos Cirurgias do Governo do Estado. A triagem em Santa Inês incluiu aferição de pressão, glicemia e sinais vitais, garantindo um atendimento cirúrgico eficiente. Após a triagem, os pacientes seguiram para a realização dos procedimentos no mesmo dia.

O pterígio, membrana que cresce no canto dos olhos, e a catarata, condição associada às alterações na lente natural dos olhos, foram alvo dessa ação, que visa não apenas tratar, mas também prevenir problemas visuais na população.

A diretora geral do Hospital Macrorregional Tomás Martins, Fabíola Carvalho, destacou a importância estratégica da iniciativa para reduzir as filas de espera e proporcionar maior qualidade de vida aos pacientes que recuperarão a visão. Vale ressaltar que a ação é resultado de uma emenda parlamentar da deputada estadual Solange Almeida.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp