Portal Emaranhense Publicidade 728x90
03/02/2024 às 15h09min - Atualizada em 03/02/2024 às 15h09min

SES promove campanha de doação de sangue e coleta 51 bolsas em Pinheiro

Ação voluntária no Hospital Regional Dr. Jackson Lago reforça importância da solidariedade antes do Carnaval

Da Redação
Ação de doação de sangue no Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (Foto: Divulgação)
"Antes de cair na folia, doe sangue com alegria". Sob essa premissa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou uma significativa campanha de doação de sangue em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar) no Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA). Na última quarta-feira (31), voluntários participaram ativamente, resultando na coleta de 51 bolsas de sangue.

A psicóloga Alcilene Almeida, 47 anos, de São Luís, destacou a importância do ato: "O sentimento é de cooperação e solidariedade com o próximo, tenho a consciência de que irei ajudar a salvar vidas". Jucielma dos Anjos, professora de 35 anos, residente em Pinheiro, soube da campanha pela rádio local e expressou seu sentimento de alegria por contribuir para salvar vidas.

A técnica de enfermagem, Tâmara Cristina Soares Guterres, 56 anos, que atua no hospital, comemorou os resultados da ação. “O sentimento é de gratidão ao aderir a essa ação voluntária. Sei que vou ajudar o próximo”.

A campanha teve etapas rigorosas, incluindo entrevista, triagem clínica e imunológica, avaliação clínica pós-coleta e orientações sobre os cuidados após a doação. Caio Vinícius Franco dos Santos, biomédico e coordenador da Agência Transfusional, ressaltou a necessidade de organizar a campanha devido ao nível crítico do estoque de bolsas de sangue no período pós-férias escolares e à proximidade do Carnaval.

Renata Melo, diretora administrativa, enfatizou a natureza emergencial da campanha devido ao baixo estoque de bolsas de sangue e à expectativa de aumento da demanda durante o Carnaval. A ação, organizada em parceria entre o hospital e o Hemomar, ocorre pelo menos duas vezes ao ano.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp