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31/01/2024 às 16h47min - Atualizada em 31/01/2024 às 16h47min

Procon/MA autua Clínica Hapvida e Hospital Guarás por irregularidades na prestação de serviços de saúde

Fiscalização revela falhas na climatização, acessibilidade e atendimento, resultando em notificações e autuações

Da Redação
Procon-MA
(Foto: Divulgação)
Uma ação de fiscalização conduzida pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) resultou na autuação de dois estabelecimentos de saúde na capital. A Clínica Hapvida e o Hospital Guarás foram alvo da fiscalização, que identificou diversas irregularidades, levando à aplicação de medidas corretivas.

A presidente do Procon/MA, Karen Barros, destacou que as denúncias de consumidores sobre a falta de climatização na Clínica Hapvida motivaram a ação. No entanto, ao fiscalizarem ambos os estabelecimentos, os agentes do Procon identificaram outras falhas, como ausência de acessibilidade em alguns ambientes, falhas de informação quanto ao atendimento preferencial, entre outras irregularidades que comprometem a qualidade da prestação de serviço ao consumidor.

Localizada na Cohab, a Hapvida Clínica foi notificada inicialmente devido às denúncias sobre a falta de climatização. No entanto, durante a ação, foram identificados outros problemas, resultando na notificação e autuação do estabelecimento, que incluem falha na acessibilidade, ausência de extintor de incêndio demarcado, falta de alvará sanitário e certificado do corpo de bombeiros.

Já o Hospital Guarás, situado no Bairro de Fátima, foi autuado devido à demora no atendimento. Ambos os estabelecimentos têm agora um prazo de 10 dias para responder às notificações e 20 dias para as autuações. Dependendo das respostas, estarão sujeitos a sanções do Código de Defesa do Consumidor, variando de multas à suspensão das atividades.
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