Portal Emaranhense Publicidade 728x90
30/01/2024 às 09h21min - Atualizada em 30/01/2024 às 09h21min

Hemomar promove o "Bloco do Doador" para garantir estoque de sangue no Carnaval do Maranhão

Iniciativa visa conscientizar foliões sobre a importância da doação de sangue durante o período festivo

Da Redação
SES/Hemomar
Hemomar lança campanha Bloco do Doador (Fotos: Ricardo Zacheu / Francildo Falcão)
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) lançou oficialmente nesta segunda-feira (29) o "Bloco do Doador", uma campanha que busca reforçar o estoque de sangue durante o Carnaval. Com o tema "Vem ser feliz doando sangue no Carnaval do Maranhão", a iniciativa foi marcada por música, alegria e solidariedade, contrastando com o comum período de queda nas doações durante as festividades carnavalescas.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe, ressaltou a importância da ação: "Não podemos baixar a guarda nem descuidar um só momento. A necessidade de sangue é contínua e dependemos exclusivamente da sensibilidade das pessoas. Trabalhamos sempre com o objetivo de captarmos cada vez mais doadores."

Durante o pré-carnaval, as coletas externas serão realizadas nos dois circuitos carnavalescos oficiais do Governo do Estado. No dia 1º de fevereiro, no Círculo Militar, na Avenida Litorânea, e no dia 7 de fevereiro, na Avenida Beira-Mar, em São Luís.

A diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, explicou a estratégia da campanha: "A intenção é que consigamos abastecer o banco de sangue para segurar este momento, que sabemos que as doações caem por conta que muitas pessoas consomem bebida alcoólica, perdem noites de sono, e portanto, ficam inaptas para doação. Neste pré-carnaval já estamos conscientizando a população a procurar o nosso hemocentro e também teremos coletas externas para captar mais doadores."

Foliões como Denilson Tobias Carvalho marcaram presença no Hemomar para realizar mais uma vez o gesto de solidariedade. "Eu acho bonito o gesto de doar sangue. Eu nunca precisei, mas o amanhã pertence a Deus e eu posso precisar do sangue de alguém. Já doei direcionado para pessoas que precisam, mas também de forma voluntária, para ajudar mesmo", ressaltou o vigilante.

Dezenas de pessoas aderiram ao Bloco do Doador, contribuindo para melhorar o estoque de bolsas de sangue. O auxiliar de manutenção predial, André Felipe Souza Marques, destacou: "Sempre tem alguém precisando de sangue, seja por acidente, cirurgia ou algum outro fator. Sei que estou ajudando a salvar vidas e isso é o que importa."

O apelo pela doação de sangue também sensibilizou a atendente Sebastiana Cardoso da Costa Serra. "Doar sangue é doar vida! Temos que entender a importância de doar sangue durante todo o ano, não só quando alguém que você conhece precisa, doar de forma voluntária. Eu já vim doar direcionado, ajudando alguém, mas também de forma voluntária, tendo a certeza que estou ajudando pessoas", reforçou a atendente.

Para doar sangue, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos: apresentar documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, dormir bem nas 24 horas anteriores à doação, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, e não ter sido exposto a situações de possível contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp