Portal Emaranhense Publicidade 728x90
13/12/2023 às 07h29min - Atualizada em 13/12/2023 às 07h29min

Seduc fortalece a gestão democrática nas escolas da rede estadual com eleição para gestores

Estiveram aptos ao voto os profissionais da educação, em exercício na unidade de ensino há, pelo menos, seis meses antes do pleito.

Da Redação
Realização do processo de votação para escolha dos gestores escolares da rede estadual de ensino ocorreu simultaneamente nesta terça-feira (Foto: Divulgação).
Dia marcante para a educação do Maranhão, com a realização do processo de votação para escolha dos gestores escolares da rede estadual de ensino, que ocorreu simultaneamente nesta terça-feira (12), em 312 escolas regulares. Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fortalece a gestão democrática nas escolas.

“Hoje estamos realizando nossas eleições para gestores escolares das escolas públicas estaduais, em uma grande festa da democracia. A gestão democrática escolar é, sem dúvida, um passo significativo para importantes conquistas educacionais. Viva a democracia, viva a educação do Maranhão”, destacou Felipe Camarão.

A apuração do resultado ocorrerá ainda nesta terça-feira (12), e o resultado será divulgado na quarta (13). Os candidatos terão os dias 14 e 15 de dezembro para entrar com recurso, caso seja necessário – já a homologação e o resultado final serão divulgados no dia 19 de dezembro. A posse para os respectivos cargos acontecerá em janeiro de 2024.

A eleição é voltada para os cargos de Gestor/Diretor Geral e Gestor Auxiliar/Diretor Adjunto. O pleito é referente ao quadriênio 2024-2027. Estão sendo ofertadas 312 vagas para Gestor Geral, 360 vagas para Gestor Auxiliar, 56 vagas para Diretor Geral e 54 vagas para Diretor Adjunto, distribuídas por Unidade Regional de Educação (URE).

O chefe da Assessoria Especial da Seduc, Odair José Neves Santos, acredita que o processo eleitoral para gestores escolares fortalece a democracia. “Estamos organizando, participando, gerenciando as eleições para gestor e diretor de escola que acontecem hoje em todo estado. Um momento importante para a educação pública do Maranhão, que fortalece a democracia nas escolas e abre espaço para o coletivo nas tomadas de decisão”, ressaltou.

Estiveram aptos ao voto os profissionais da educação, em exercício na unidade de ensino há, pelo menos, seis meses antes do pleito; alunos regularmente matriculados, com frequência comprovada, que tenham, no mínimo, 14 anos de idade; e pais ou responsáveis legais por aluno, devidamente cadastrado (somente um por família, independentemente do número de filhos matriculados na escola).

O estudante do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, Adley Conceição Aires, destacou a importância das eleições dos gestores para sua escola. “As eleições são importantes porque, além ser um ato democrático, nos ajuda a escolher um profissional que conhece a realidade do espaço escolar e pode contribuir com sua experiência”, exprimiu.

O professor Robenilson Silva, da Escola Bernardo Coelho, disse que as eleições dos gestores é um ato democrático. “Estou participando da organização da eleição, presenciando um momento democrático. Os alunos estão escolhendo seus candidatos e a votação está sendo muito tranquila”, finalizou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp