27/08/2014 às 14h14min - Atualizada em 27/08/2014 às 14h14min

Paranaense de 16 anos é campeão da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Geyce Gomes - Redação | Emaranhense.com.br

O estudante, do ensino médio, Lucas Bartoszik (16) foi o campeão da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) na Romênia. Lucas nasceu na cidade de  Virmond,no interior do Paraná e desde o início de 2014  mora em Curitiba  onde foi cursar o Terceirão no Positivo. "Vim pensando em prestar vestibular na Federal. No Positivo, os professores me incentivaram a tentar o ITA. Agora, depois dessa conquista, pretendo tentar o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)", conta o estudante.

Seu interesse pela astrologia  nasceu em conversas com o seu avô quando ainda era criança. Autodidata, iniciou seus estudos sobre o assunto quando ganhou um livro do seu dentista. "Uma vez fui a um dentista na minha cidade, o Rui, e comentei sobre minha paixão. Então, ele me deu um livro de astronomia". Lucas já havia participado de outras competições acadêmicas e chegou a ganhar a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), em 2009, e a medalha de ouro na OBA, três anos depois. 

Para participar da Olimpíada é necessário que o aluno curse o terceiro ano do ensino médio e nunca tenha sido reprovado. O aluno passa por quatro avaliações, sendo duas teóricas e duas práticas. "Tive de decorar o céu de lá (Suceava, na Romênia)", afirma Lucas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp