08/04/2014 às 07h57min - Atualizada em 08/04/2014 às 07h57min

Dia Mundial da Saúde é comemorado com programação

A programação aconteceu nesta segunda-feira (7) na Praça Deodoro, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SES) e o Serviço Social do Comércio (Sesc)

Secom/Prefeitura de São Luís

Com o tema “Saúde é uma Vitória”, a Prefeitura de São Luís, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SES) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), realizou nesta segunda-feira (07), ação social na Praça Deodoro em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

As ações que foram concretizadas por equipes técnicas das secretarias de Saúde e Segurança Alimentar do município, e de outras instituições parceiras, deram continuidade também ao Dia Mundial da Atividade Física. Durante a programação, o público recebeu informações sobre hábitos saudáveis como forma de prevenção dos fatores de risco contra hipertensão arterial, diabetes e câncer.

Para a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a data comemorativa frisa a necessidade constante de conscientização dos cidadãos quanto a medidas preventivas e desenvolvimento de hábitos saudáveis. “O conjunto de ações que desenvolvemos hoje faz parte da política contínua de prevenção, motivada pela Secretaria em atendimento à orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, de oferecer os serviços básicos em saúde e de reforçar o estímulo a práticas de combate antecipado às doenças”, enfatiza Helena.

Entre os serviços oferecidos estão vacinação de tétano, hepatite, febre amarela e avaliação nutricional. Oficina de boas práticas e manipulação de alimentos, circuito de beleza, conscientização sobre higiene bucal e aplicação de flúor também compuseram a cartela de serviços disponíveis.

A secretaria de Segurança Alimentar (Semsa) distribuiu folders informativos sobre alimentação saudável e realizou atendimento preventivo em saúde. A equipe de nutricionistas orientou sobre aos problemas causados pela má alimentação e realizou avaliação do estado nutricional (medição de peso, altura e cálculo do IMC) e aferição de pressão.

“Estamos realizando a avaliação e a partir do histórico da pessoa orientando sobre alimentação correta e alertando para problemas como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares”, explicou a nutricionista e gestora da unidade de Alimentação e Nutrição da Semsa, Simone Maciel. A nutricionista alertou para a importância da realização de exames preventivos. “Isto inclui a prática de exercícios diários e a adoção de uma alimentação balanceada”, diz Simone Maciel.

De acordo com a coordenadora de Doenças Crônicas em São Luís, Patrícia Seguins, o evento é fundamental para incutir na mente da população de São Luís a cultura preventiva. “Os fatores de risco são prevalentes para a má saúde. Então, nós desenvolvemos atividades em relação às doenças crônicas não transmissíveis e serviços de saúde para a prevenção da hipertensão e diabetes”, disse.

O aposentado Edinardo Marinho aproveitou o evento para realizar testes de glicemia, verificação de pressão arterial e avaliação nutricional.  “Esta ação é ótima, vai trazer grandes benefícios para a população, que vai ficar mais informada e ciente dos riscos de várias doenças. A organização do evento está de parabéns, eu fico muito feliz e satisfeito em receber tantos serviços de saúde”, afirmou Edinardo.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp