13/02/2014 às 11h49min - Atualizada em 13/02/2014 às 11h49min

Alterações são feitas no atendimento do Hospital Socorrão II

Helena Duailibe afirma que as medidas vão impactar na qualidade da assistência à saúde e dar mais resolutividade e eficiência ao atendimento prestado à população

Secom/Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou a implantação de uma série de medidas visando desafogar a rede de urgência e emergência.

A primeira mudança já está sendo operacionalizada no Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II), que iniciou a desativação do setor pediátrico, cujo atendimento será redirecionado para os Hospitais da Criança e Santa Casa.

De acordo com a Semus, o espaço estava sendo subutilizado, pois a média mensal de atendimento clínico era de 300 pacientes e apenas cinco cirurgias.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que as mudanças integram o conjunto de ações orientadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior para assegurar atendimento mais humanizado à população que busca a unidade de Saúde.  

Além disso, a maior parte dos atendimentos de urgência a crianças traumatizadas são feitos no Socorrão I, por isso, a Semus decidiu fechar a pediatria do Socorrão II e referenciar essa demanda para o Hospital da Criança e Santa Casa, uma vez que o convênio com esta unidade de saúde foi retomado.

“Já transferimos as crianças que estavam no Socorrão II e elas estão tendo toda a assistência em outros hospitais, mas é importante ressaltar que não vamos deixar de atender totalmente às urgências pediátricas, no Clementino Moura. Todas as crianças que lá chegarem vão receber o primeiro atendimento, passar por uma classificação de risco e, em seguida, serão encaminhadas para o local onde melhor possam ser atendidas”, explica a secretária. 

Com a mudança, a ala da pediatra do Socorrão II será transformada em urgência traumatológica para reforçar a oferta de leitos do Hospital.

Outra ação anunciada pela Prefeitura na área da saúde é resultado da parceria com o Hospital Universitário (HUUFMA), onde todos os sábados serão realizadas 10 cirurgias de pacientes traumatizados que estejam internados no Socorrão II à espera desse procedimento.

“Começa a partir deste final de semana e será uma rotina importante para esvaziar os corredores dos hospitais de urgência e diminuir o tempo de espera do paciente por uma cirurgia. Estamos confiantes que essas medidas vão impactar na qualidade da assistência à saúde e dar mais resolutividade e eficiência ao atendimento prestado pela Prefeitura de São Luís à população”, finaliza a secretária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp