Portal Emaranhense Publicidade 728x90
12/04/2024 às 15h56min - Atualizada em 12/04/2024 às 15h56min

Vereador propõe Política Municipal de Empreendedorismo da Pessoa Idosa

Iniciativa tramita nas comissões de Justiça e Assistência Social da Câmara.

Da Redação
CamaraSLZ
“Com o aumento da expectativa de vida, os idosos enfrentam um período mais longo após a aposentadoria”, frisou Ribeiro (Foto: Fabrício Cunha)
Visando fomentar o empreendedorismo e a geração de renda na terceira idade, o vereador Ribeiro Neto (PSB) apresentou à Câmara de São Luís o Projeto de Lei nº 0033/2024, que visa instituir a Política Municipal de Empreendedorismo da Pessoa Idosa em São Luís. 

Proposta

A proposta tem como objetivo fomentar a formação de empreendedores idosos, estimular a elaboração de projetos para geração de trabalho e renda, e desenvolver competências empreendedoras entre os idosos.

Segundo Ribeiro Neto, muitos idosos possuem experiência e vocação para desenvolver negócios próprios, o que pode contribuir para mantê-los economicamente ativos e melhorar suas condições de saúde. O vereador destaca que, com a redução dos postos formais de trabalho, a criação de um novo perfil profissional, voltado para o empreendedorismo, se torna essencial.

“Com o aumento da expectativa de vida, os idosos enfrentam um período mais longo após a aposentadoria, o que levanta a necessidade de garantir o sustento e buscar novas ocupações. O empreendedorismo surge como uma oportunidade para estimular a visão para novas oportunidades e garantir a inclusão, capacitação e formação empreendedora nessa faixa etária”, explica Ribeiro Neto.

A criação da Política Municipal de Empreendedorismo da Pessoa Idosa busca, assim, criar mecanismos que favoreçam a geração de emprego e renda para os idosos, além de estimular sua inclusão no mercado de trabalho em São Luís. A proposição foi encaminhada para as comissões de Justiça e Assistência Social durante a sessão do último dia 1.º de abril e segue em tramitação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp