Portal Emaranhense Publicidade 728x90
26/03/2024 às 15h27min - Atualizada em 26/03/2024 às 15h27min

Governo anuncia pacote de ações voltado para juventude maranhense

As ações anunciadas possuem coordenação da Seejuv e são destinadas a oferecer mais oportunidades e incentivar o protagonismo da juventude maranhense.

Da Redação
Secom
Lançamento do edital 2024 do Programa Cartão Transporte Universitário (Foto: Rodrigo Ribeiro)
O Governo do Maranhão investe em mais um conjunto de políticas públicas direcionadas aos jovens maranhenses. Nesta segunda-feira (25), no Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau, o governador Carlos Brandão anunciou um pacote de ações direcionado à juventude maranhense. Entre as ações está o lançamento dos editais do Cartão Transporte Universitário, que beneficiará mais de 5 mil estudantes.

Também foi assinado o decreto para criação do Comitê Intragovernamental de Política Pública de Juventude no Maranhão (Cijuma); o lançamento do Boletim da Juventude; a medida provisória sobre o Conselho Estadual de Juventude (Cejovem); e o Guia de Políticas Públicas para Juventude, que foi entregue junto com o Relatório de Gestão da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

“O Cartão Transporte Universitário é para os alunos que não têm dinheiro para pagar o deslocamento a faculdade. Nós lançamos o edital com 5.300 cartões. O valor de cada cartão desses na Grande Ilha será de R$ 400 e nos outros municípios será de R$ 800. É um programa super bem avaliado que garante ao aluno chegar até o fim dos seus estudos na faculdade”, afirmou o governador Carlos Brandão durante a solenidade.

As ações anunciadas possuem coordenação da Seejuv e são destinadas a oferecer mais oportunidades e incentivar o protagonismo da juventude maranhense. O Cartão Transporte Universitário é um dos grandes exemplos das medidas lançadas oficialmente nesta segunda-feira, pois beneficia alunos do ensino médio, superior e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Para participar do programa Cartão Transporte Universitário, os estudantes deverão se inscrever pelo link http://transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br até o dia 5 de abril. Podem participar da seleção alunos do Iema, do ensino médio e do ensino superior que estudam em um município diferente do que residem. Cada edital traz o detalhamento das condições para cada grupo.

A secretária da Seejuv, Tatiana Pereira, ressaltou que o pacote de ações é importante para a juventude maranhense ter ainda mais oportunidades e que amplia o direcionamento das políticas públicas.

“O Guia da Juventude é uma ferramenta que aponta as ações que o governo tem feito para a juventude no Maranhão. Já o Boletim para a Juventude vai apresentar os indicadores sociais. Também assinamos a lei que altera o Conselho da Juventude, que é um espaço de debate social perante a democracia da juventude. E lançamos os editais do Cartão Transporte Universitário”, frisou Tatiana Pereira.

Na ocasião, a estudante Pérola Ribeiro, que cursa o 2º ano do Ensino Médio no Liceu Maranhense, apresentou seu depoimento sobre as ações realizadas, em especial o auxílio para o deslocamento dos estudantes até a unidade de ensino.

“O Cartão Transporte Universitário é de extrema importância. Hoje em dia muitos estudantes têm dificuldade de frequentar a escola por falta de passagem mesmo. Eu sou uma das beneficiárias desse projeto e agradeço muito ao governador Carlos Brandão”, destacou Pérola.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp