Portal Emaranhense Publicidade 728x90
23/03/2024 às 08h10min - Atualizada em 23/03/2024 às 08h15min

Em Cachoeira Grande, operação de combate ao tráfico de drogas e crime organizado da Polícia Civil resulta em três prisões em flagrante

A operação visou o cumprimento de mandados de busca contra indivíduos suspeitos de envolvimentos com tráfico e facções envolvidas em outros diversos crimes; houve apreensão de armas, drogas, dinheiro e apetrechos utilizados no tráfico

Da Redação
SSP-MA
Polícia Civil do Maranhão deflagra operação e prende três pessoas em flagrante em Cachoeira Grande (Foto: Divulgação)
A Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma operação de combate ao tráfico de drogas na manhã desta sexta-feira (22), no município de Cachoeira Grande, e prendeu três pessoas em flagrante durante execução de 12 mandados de busca contra alvos suspeitos de envolvimento em facção criminosa com atuação na Região do Munim. Cinco armas, munições, drogas, dinheiro e celulares foram apreendidos.

A operação, resultado de investigação conduzida pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) por meio do Departamento de Narcóticos do Interior, é mais uma estratégia do Sistema de Segurança Pública para desarticular grupos criminosos na região, reduzindo assim não apenas o tráfico de drogas, mas também os crimes conexos.

“Tínhamos em mãos 12 mandados de busca e apreensão, destes, efetivamente 10 foram cumpridos, tendo em vista que dois alvos não estavam mais na cidade. Conseguimos lograr êxito na prisão de três pessoas pelo crime de tráfico e posse ilegal de arma de fogo. Os 12 alvos são envolvidos com facção criminosa responsável não só pelo tráfico de drogas na região, bem como demais crimes. Essa facção, inclusive, está em guerra com facção rival, o que tem coadunado ultimamente com vários crimes contra a vida”, destacou o superintendente da Senarc, delegado Éderson Martins.

Foram realizadas diligências tanto na zona urbana quanto na zona rural de Cachoeira Grande. Entre os três presos está uma mulher, esposa de um dos alvos. Na residência dela, os policiais localizaram e apreenderam uma arma de fogo.

Os outros dois indivíduos presos são homens. Com eles, os policiais encontraram quantidade de drogas e armas de fogo, além de dinheiro e outros objetos que são utilizados para as atividades criminosas envolvendo o tráfico de entorpecentes.

“Com os indivíduos, nós conseguimos apreender cerca de 100 munições, além de pólvora, dois revólveres calibre 38, três espingardas, bem como uma pequena quantidade de drogas, entre maconha e cocaína, considerando a operação um sucesso, tendo em vista a quantidade de objetos apreendidos, como os celulares que serão necessários para subsidiar a continuidade das investigações”, acrescentou Éderson Martins.

Além dos três indivíduos presos durante a operação desta sexta-feira, que foram conduzidos para a sede da Senarc, localizada no Bairro de Fátima, em São Luís, um quarto indivíduo foi conduzido à delegacia da região para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

“Eles têm envolvimento anterior com facções bem como com o tráfico de drogas e a investigação agora vai para outra fase. Com base nos materiais apreendidos, a gente vai poder aprofundar mais e chegar a outros envolvidos. A operação foi exitosa porque conseguimos prender pessoas em flagrante tanto por posse de arma de fogo quanto pela posse de drogas e também dinheiro advindo desse tráfico ali na região”, pontuou o chefe de Departamento de Narcóticos do Interior da Polícia Civil do Maranhão, delegado Eliezer Lima da Silva.

Participaram da operação, além da Senarc, 10 equipes das superintendências de Polícia Civil da capital e do interior com 10 delegados. No total, foram 40 agentes da Polícia Civil.

Saiba mais

O enfraquecimento das organizações criminosas, por meio da descapitalização, tem sido um dos principais meios de combate ao tráfico de drogas e grupos com atuação em crimes diversos no Maranhão. Com as últimas operações, as organizações sofreram um prejuízo de mais de R$ 7,5 milhões. Só este ano, vale ressaltar, a Senarc  já apreendeu, aproximadamente, 200 kg de drogas e prendeu 87 pessoas, além de ter tirado cerca de 20 armas de circulação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp