Portal Emaranhense Publicidade 728x90
22/03/2024 às 15h17min - Atualizada em 22/03/2024 às 15h17min

Ação Resgate leva atendimentos de saúde para a Praça João Lisboa

De acordo com dados do Caps AD Estadual, em 2024, foram assistidas 55 mulheres.

Da Redação
SES
Quinta edição da Ação Resgate (Foto: Márcio Sampaio)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quinta-feira (21), a 5ª edição da Ação Resgate de 2024, na Praça João Lisboa, em São Luís. Equipes do Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Estadual) prestaram assistência em saúde à população, incluindo pessoas em situação de rua e dependentes químicos. A ação em alusão ao mês dedicado à mulher teve a parceria do Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça Distrital do Centro. 

“Apesar da gente já ter feito outras ações com o Ministério Público, a ação desta edição é alusiva ao “Março Lilás”, que tem como objetivo a prevenção e combate ao câncer de colo do útero, em especial às mulheres em situação de rua, oportunizando através da consulta a solicitação de exames de colo de útero, mamografia, entre outras”, explicou o coordenador do Caps AD Estadual, Marcelo Costa.

De acordo com dados do Caps AD Estadual, em 2024, foram assistidas 55 mulheres. No ano passado, 720 mulheres. No mês alusivo as mulheres, na ação, equipes do Caps AD Estadual e Ministério Público do Maranhão também intensificaram as medidas de orientação para o referido público com quadro de dependência química. 

“O Ministério Público, mais uma vez, traz uma ação que busca o atendimento mais aproximado da população. Desta feita, nós estamos trabalhando com questões mais específicas das mulheres, mas também atendendo homens e pessoas em situação de vulnerabilidade, junto com outros órgãos que já são nossos parceiros, como o Caps AD, como os movimentos sociais, e todos eles buscando a participação no sentido de melhorar a qualidade de vida de todos”, disse o titular da Promotoria de Justiça Distrital do Centro, Marco Aurélio Ramos Fonseca. 

O Caps AD ofertou teste de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e aferição de glicemia, pressão arterial, além de consulta médica com clínico geral. Por sua vez, o MPMA que deu início a ação na terça-feira (19) ofertou serviços de orientação sobre documentação e processos judiciais. A proposta é fazer ao atendimento de acordo com as demandas escolhidas em audiência pública: população em situação de rua, segurança, infraestrutura e educação.

Franciele Farias, 40 anos, informou que é a segunda vez que participa da ação. “O atendimento é bom, eu faço todos os testes rápidos e sempre sou muito bem tratada. Eu estou em situação de rua há sete anos, mas procuro me cuidar”, disse.

Para a doméstica Célia Gonçalves, de 42 anos, que passava pelo local, encontrar serviços disponíveis como os ofertados pela ação é muito bom. “Fiz os exames, falei com a médica e estou bem. Para quem é muito ocupado e não consegue ir sempre ao médico, encontrar um serviço assim disponível é ótimo”, afirmou.

Participou da ação o delegado Joviano Furtado Mendonça, do 8º Distrito Policial, representante da instituição parceira da Ação Resgate.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp