Portal Emaranhense Publicidade 728x90
22/03/2024 às 10h32min - Atualizada em 22/03/2024 às 10h32min

Casa de Apoio Ninar comemora o Dia Mundial da Síndrome de Down

A Casa de Apoio Ninar, equipamento da rede estadual de saúde, funciona desde 2017 e mantém foco para o tratamento de crianças com síndromes raras e oferta assistência às famílias dos pacientes que convivem com distúrbios de desenvolvimento neuropsicomotor.

Da Redação
SES
(Foto: Divulgação)
O dia 21 de março é conhecido mundialmente como Dia da Síndrome de Down, oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas desde o ano de 2012. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) celebrou a data nesta quinta-feira (21), na Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA).

A Casa de Apoio Ninar, equipamento da rede estadual de saúde, funciona desde 2017 e mantém foco para o tratamento de crianças com síndromes raras e oferta assistência às famílias dos pacientes que convivem com distúrbios de desenvolvimento neuropsicomotor. A assistência multidisciplinar no circuito de vivência usa o método com cuidado centrado na família, com atividades de musicalização, culinária e arteterapia. 

Ações integrativas da Cozinha Amiga e Arte Terapia foram realizadas. Além disso, foi comemorado o aniversário do paciente José Guilherme da Silva Ferreira, que completou 5 anos nesta quinta-feira (21).

"Tudo foi feito pela mãe do Guilherme, a decoração, o bolo, os doces, e nós organizamos o circuito de vivência nessa semana direcionado para as famílias das crianças que convivem com a síndrome de Down. E, hoje, no aniversário dele fizemos esse momento na Cozinha Amiga, com a Arte Terapia, também como forma de inclusão", disse a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente da Casa Ninar, Julieth Moreno.

Zillandia Ferreira, 41 anos, mãe do Guilherme, convive na Casa desde os 5 meses de vida do filho. "O atendimento aqui é ótimo. Nós nos sentimentos muito bem acolhidos, amo todos os profissionais. É uma casa que realmente acolhe a gente e ajuda demais", agradeceu.

Down

A Síndrome de Down é uma condição genética atípica que pode ser diagnosticada ainda na gestação. As crianças nascem com características físicas e distúrbio do neurodesenvolvimento e precisam de estimulação precoce e multiprofissional para desenvolver habilidades motoras, emocionais e mentais. 

A Casa de Apoio oferece estrutura de atendimento para as famílias que convivem com crianças que possuem síndromes raras e doenças gerais que afetam o neurodesenvolvimento. 30% das crianças atendidas na unidade de saúde têm a Síndrome de Down.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp