Portal Emaranhense Publicidade 728x90
21/03/2024 às 15h41min - Atualizada em 21/03/2024 às 15h41min

Equipes do Governo do Maranhão reforçam combate à dengue e outras arboviroses no Maranhão

Entre as medidas já adotadas, estão a oferta de cursos sobre o manejo clínico da dengue e outras arboviroses

Da Redação
SES
Reunião da Sala de Situação (Foto: Wellington Silva)
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), fortaleceu o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti no Maranhão. Este ano quase 800 profissionais passaram por treinamento sobre manejo clínico da dengue e outras arboviroses, o planejamento de ações combate é executado com a Sala de Situação que realiza o monitoramento do cenário epidemiológico. Além disso, cinco municípios prioritários realizam a vacinação contra à dengue de crianças entre 10 e 14 anos. 

“Estamos executando uma campanha liderada pela Secretaria de Estado da Saúde. É uma força estadual unificada de combate ao Ades aegypti, com o apoio dos bombeiros, exército, secretarias de Meio Ambiente, todos, inclusive a população, nos 217 municípios maranhenses”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 


Para dar apoio aos territórios ao mesmo tempo em que monitora os indicadores para garantir assistência em saúde oportuna à população, a SES intensificou as capacitações e o monitoramento dos municípios com sinais de alerta para dengue e outras arboviroses.

Entre as medidas já adotadas, estão a oferta de cursos sobre o manejo clínico da dengue e outras arboviroses, coordenados pela Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças e o Departamento de Epidemiologia da SES, alcançando cerca de 130 profissionais saúde da rede estadual de urgência e emergência, a oficina “Gestão para organização dos serviços de saúde para atendimento de casos de arboviroses e atualização em Manejo Clínico da Dengue” para os municípios da Região Metropolitana, entre outras capacitações.  

Com equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), mais 662 profissionais capacitados, de 155 municípios maranhenses. A estratégia de saúde pública da gestão estadual é atuar também em conjunto com a Atenção Básica dos municípios para orientar os profissionais locais e dar suporte à população no acesso aos serviços disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

As Unidades Regionais de Saúde (URS) que já receberam ações desenvolvidas pelos pontos focais da Força, foram: Barra do Corda, Açailândia, Chapadinha, Santa Inês, Rosário, Timon, Imperatriz, Bacabal, Pedreiras, Itapecuru, Caxias, Codó, São João dos Patos, Presidente Dutra e Viana, totalizando 155 municípios. 

De acordo com a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Deborah Campos, a SES apoia os municípios no fortalecimento das estratégias de resposta rápida, de acordo com o cenário epidemiológico local, fortalecendo as ações de mobilização e a eliminação de criadouros do mosquito. 

“Também temos distribuído aos municípios material informativo referente ao fluxo de manejo clínico para todos os estabelecimentos de saúde, desde a Atenção Primária quanto para Média e Alta Complexidade, para subsidiar o profissional de saúde na classificação dos casos prováveis e manejo adequado dos pacientes”, pontuou a secretária adjunta Deborah Campos. A realização do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) por parte dos municípios também tem auxiliado nas tomadas de decisão quanto ao controle vetorial e eliminação de focos nos espaços públicos e residências. Neste ano, os municípios que já fizeram uso do carro fumacê (UBV), para eliminação do mosquito em sua fase adulta, foram São Pedro dos Crentes, Amarante e Sítio Novo. 

Sala de Situação

Entre as estratégias implementadas pela SES para extrair dados que resultarão em ações de enfrentamento ao Aedes e assistência aos municípios em suas demandas pontuais, está a Sala de Situação. A iniciativa é responsável por fazer o monitoramento da população e dos municípios quanto aos indicadores das arboviroses. 

“A Sala de Situação tem feito o acompanhamento constante e diário dos municípios e regionais com alto índice de infestação e alta incidência de casos para orientação sobre ações de enfrentamento que abrange desde o manejo clínico, até o controle vetorial e educação em saúde”, destacou a ponto focal da Sala de Situação das Arboviroses, Dennyse Macêdo. 


Vacinação

A vacinação contra a dengue avança nos cinco municípios prioritários no Maranhão, no público de crianças entre 10 e 14 anos. Foram aplicadas, até o momento, 17.419 doses da vacina contra dengue, sendo que São Luís aplicou 12.704 doses (46,42%); São José de Ribamar 2.587 doses (36,01%), Paço do Lumiar 1.220 doses (28,13%), Raposa 488 doses (44,28%) e Alcântara 420 doses (66,74%). De acordo com dados da SES, foram registrados 1.505 casos confirmados de dengue, e três óbitos no estado. Além disso 68 casos confirmados de Chikungunya e um óbito, e 23 casos de Zika Vírus este ano.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp