Portal Emaranhense Publicidade 728x90
18/03/2024 às 09h35min - Atualizada em 18/03/2024 às 09h35min

VII Semana de Combate ao Feminicídio no Maranhão é lançada em São Luís para conscientização sobre violência de gênero

Evento promovido por entidades e órgãos busca reduzir casos de feminicídio e violência contra a mulher

Da Redação
Secom
Denunciar os casos de violência é fundamental para garantir a proteção da mulher em situação de vulnerabilidade (Foto: Handson Chagas)
A VII Semana de Combate ao Feminicídio no Maranhão teve sua abertura oficial neste domingo (17). Organizado pela Polícia Civil, Casa da Mulher Brasileira, Somos Todos Mariana e Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/MA), em colaboração com diversos parceiros da Rede de Proteção à Mulher, o evento visa sensibilizar a população sobre a violência doméstica e de gênero. De acordo com o Mapa da Segurança Pública, o Estado registrou uma redução de 31,88% nos casos desse tipo de crime em 2023.

A cerimônia de abertura ocorreu na Feirinha São Luís, situada no Centro Histórico da capital maranhense. A programação se estenderá até o dia 30 deste mês, com o tema "Acreditar que pode ser diferente". O foco principal é ampliar a conscientização sobre o feminicídio, uma questão que demanda a mobilização de toda a sociedade. Priorizando a prevenção, a iniciativa busca educar e informar sobre a violência de gênero, envolvendo membros de instituições governamentais, movimentos sociais e a comunidade em geral.

Wanda Moura Leite, delegada-chefe do Departamento de Feminicídio, destacou que as atividades iniciaram no dia 11 deste mês, incluindo palestras em escolas públicas e particulares, bem como a realização de ações sociais, como a distribuição de cestas básicas para mulheres em situação de vulnerabilidade. "Estamos levando informação sobre os direitos da mulher, canais de denúncia, como se livrar de um relacionamento abusivo, e esperamos reduzir o número de feminicídios através desta campanha de prevenção", afirmou.

Além da conscientização, a iniciativa busca promover uma abordagem educativa para construir uma sociedade mais igualitária e diminuir os índices de crimes violentos contra as mulheres.

Suzan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira em São Luís, ressaltou a importância da prevenção e do acesso às medidas protetivas. "É crucial que as mulheres saibam que as medidas protetivas funcionam e que elas têm o direito de acessá-las. Precisamos alertar sobre o feminicídio, que muitas vezes é uma morte anunciada, e encorajar as mulheres a denunciarem", disse.

A VII Semana de Combate ao Feminicídio também incluirá a capacitação de professores para promover discussões sobre o tema em sala de aula, reconhecendo a educação como uma ferramenta fundamental para continuar reduzindo esses crimes no Maranhão.

Kazumi Tanaka, delegada coordenadora das Delegacias da Mulher, enfatizou que todas as mulheres, independentemente de sua idade, classe social ou raça, estão sujeitas à violência doméstica e de gênero. "Não existe um perfil específico de mulher vítima de violência. A maioria sofre em silêncio, por isso é essencial fornecer informações e mostrar que há apoio disponível para ajudar as mulheres a superarem essa situação", ressaltou.

Como parte das atividades da semana, está programada a realização da Corrida de Combate ao Feminicídio, agendada para o dia 24 na Avenida Litorânea, em São Luís.

Redução significativa nos casos de Feminicídio no Maranhão

Com uma diminuição de 31,88% nos casos de feminicídio em 2023, o Maranhão registrou 47 vítimas, 22 a menos do que em 2022, quando foram contabilizados 69 casos. Os dados, provenientes do Mapa da Segurança Pública divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, colocam o estado como o segundo do Nordeste e o quarto do país com a maior redução desse tipo de crime.

O Maranhão conta atualmente com 22 Delegacias Especializadas da Mulher, incluindo a da capital, com atendimento 24 horas. Nas localidades desprovidas desse serviço, estão sendo estabelecidos núcleos especializados de atendimento à mulher vítima de violência. Nessas instalações, as mulheres são atendidas por agentes mulheres em um ambiente reservado, garantindo privacidade e acolhimento.

O Departamento de Feminicídio, vinculado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), tem implementado ações eficazes de prevenção e combate à violência contra a mulher e o feminicídio.

Entre os investimentos do Governo do Estado nessa área, destaca-se a Patrulha Maria da Penha, que atua no atendimento e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa já cobre 70 municípios em 21 regiões do estado.

Além disso, o governo disponibiliza o aplicativo "Salva Maria Maranhão", permitindo que as mulheres em situação de vulnerabilidade possam acionar as autoridades com facilidade e rapidez em caso de ameaça à sua integridade física ou moral. As informações são encaminhadas para uma equipe de plantão, que oferece assistência imediata.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp