Portal Emaranhense Publicidade 728x90
13/03/2024 às 15h09min - Atualizada em 13/03/2024 às 15h09min

Câmara Municipal debate invisibilidade do trabalho feminino

Discussão aconteceu durante uma live realizada nessa segunda-feira

Da Redação
teve como objetivo destacar a importância de debater e refletir sobre as diversas atividades desempenhadas pelas mulheres.
A Câmara Municipal de São Luís realizou uma live abordando o tema “Invisibilidade do Trabalho Feminino”. O evento, transmitido na noite de segunda-feira (11), pela página oficial da Câmara Municipal de São Luís no Instagram (@camaraslz), teve como objetivo destacar a importância de debater e refletir sobre as diversas atividades desempenhadas pelas mulheres. A discussão alertou para o não reconhecimento social desta carga de trabalhos e atividades.

A mediadora da live, a servidora do setor de Serviço Social da Câmara, Karoline Rocha, reforçou a perspectiva valiosa da live na discussão das questões psicológicas, de gênero e sociais que permeiam a invisibilidade do trabalho feminino.

“Temos a necessidade de compreender as nuances envolvidas nesse cenário e como a falta de reconhecimento pode impactar negativamente na autoestima e no bem-estar das mulheres, no desempenho profissional e outros setores da sociedade”, frisou.

Convidada do evento, a jornalista e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Patrícia Rakel de Castro Sena, pontuou situações que limitam a mulher no cenário do trabalho. Com vasta experiência e estudos na área, ela levou uma contribuição valiosa ao debate, abordando a importância de dar visibilidade aos diversos papéis desempenhados pelas mulheres na sociedade, seja no âmbito profissional, familiar ou social.

“É fundamental reconhecermos e valorizarmos as contribuições das mulheres em todas as esferas da sociedade. O trabalho feminino, frequentemente invisível, é essencial para o funcionamento harmonioso da nossa comunidade”, enfatizou Rakel de Castro. Ela destacou ainda como as mulheres muitas vezes são sobrecarregadas com múltiplas responsabilidades, sem receberem o devido reconhecimento.

Durante o debate, questões como equidade de gênero, desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho e a importância de promover mudanças culturais foram abordadas de maneira aprofundada. A live proporcionou uma plataforma para que as vozes femininas fossem ouvidas e para que a sociedade como um todo refletisse sobre a necessidade de reconhecimento e valorização do trabalho das mulheres.

Com a reflexão, a Câmara Municipal de São Luís reforça seu compromisso em promover mais discussões sobre temas relevantes para a comunidade, com fins a contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.  “Esta live certamente foi um passo importante nessa direção, estimulando reflexões e promovendo conscientização sobre a importância de reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres em todas as suas dimensões”, disse a servidora da Câmara, Karoline Rocha.

Perfil

Patrícia Rakel de Castro Sena é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo; mestre em Estudos de Mídia; doutora em Comunicação; professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação – Mestrado Profissional da UFMA.

Coordena a linha de pesquisa ‘Mídia e Democracia – MID’; desenvolve pesquisas nas áreas de Jornalismo On-line, Comunicação Digital, Comunicação e Identidades de Gêneros, Comunicação e Feminismos, Democracia, Construtivismo, Comunicação Política e Análise de Discurso.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp