Portal Emaranhense Publicidade 728x90
13/03/2024 às 10h21min - Atualizada em 13/03/2024 às 10h21min

Maranhão registra queda de 47% nos crimes de latrocínio com intensificação no combate às facções

Governo anuncia resultados positivos e reforça investimentos na Segurança Pública

Da Redação
Secom
Maranhão tem redução de 47% nos crimes de latrocínio. (Foto: Divulgação)
O estado do Maranhão tem alcançado progressos significativos na redução da criminalidade, com destaque para a expressiva diminuição de 47% nos casos de latrocínio durante o ano de 2023, em comparação com o ano anterior. Esses dados, apontados pelo Monitor da Violência do portal G1, evidenciam o sucesso das estratégias adotadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), na desarticulação das facções criminosas.

Maurício Martins, secretário de Estado de Segurança Pública, destaca a combinação de ações imediatas de repressão com iniciativas para desmantelar as estruturas das facções, enfraquecendo suas operações e impactando negativamente suas atividades criminosas. O resultado desse esforço é notável, com o Maranhão alcançando a quarta menor taxa de mortes violentas para cada 100 mil habitantes na região Nordeste, posicionando-se atrás apenas de estados como Paraíba, Piauí e Sergipe.

O combate ao tráfico de entorpecentes tem sido uma prioridade, com destaque para recentes operações que resultaram na apreensão e incineração de drogas avaliadas em R$ 22 milhões, desferindo um golpe financeiro significativo às facções. Além disso, a intensificação na apreensão de armas, prisão de foragidos e investigações criminais têm contribuído para os resultados positivos observados.

Os esforços do Sistema de Segurança Pública refletem não apenas na redução dos crimes de latrocínio, mas também na diminuição da violência contra a mulher. Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública indicam uma redução de 32% nos casos de violência contra a mulher em 2023, comparado a 2022. No primeiro bimestre de 2024, a queda nos casos de feminicídio chega a 38% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Martins enfatiza a importância do trabalho integrado e contínuo das polícias, tanto em ações investigativas quanto ostensivas, para combater a criminalidade em todo o estado. Ele também assegura que a SSP está fortalecendo suas capacidades de inteligência para monitorar e desmantelar as operações das facções, identificar líderes e antecipar possíveis confrontos.

Além disso, o secretário reafirma o compromisso da SSP em fortalecer as estruturas de segurança do estado, anunciando novos investimentos em equipamentos, viaturas e qualificação de pessoal. Em breve, novos policiais serão chamados para reforçar o efetivo, garantindo uma atuação ainda mais eficiente em todo o território maranhense.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp