Portal Emaranhense Publicidade 728x90
04/03/2024 às 10h15min - Atualizada em 04/03/2024 às 10h15min

São Luís encerra com êxito o último Seminário Preparatório para a II Conferência Metropolitana

Evento promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Agem, proporcionou discussões cruciais sobre políticas públicas na Região Metropolitana da Grande São Luís

Da Redação
Agem
Ação encerra um ciclo de 13 seminários, um em cada município da Região Metropolitana da Grande São Luís (Foto: Divulgação)
São Luís, capital do Maranhão, foi palco do encerramento do último Seminário Preparatório para a II Conferência Metropolitana, promovido pelo Governo do Estado através da Agência Executiva Metropolitana (Agem). O presidente da Agem, Leônidas Araújo, destacou a importância dessa ação de escuta, ressaltando que ela permite compreender a realidade da população e incentiva a participação cidadã nas discussões sobre demandas em políticas públicas.

O evento, realizado no auditório do Teatro da Cidade de São Luís, contou com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil, seguindo o padrão dos demais seminários realizados nos 12 municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL). A metodologia adotada envolveu vídeos e exposições de especialistas sobre o papel da Agem no contexto do Governo do Estado e do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI). Destacando-se na capital, houve uma apresentação específica sobre o Plano Setorial de Água e Esgotos de São Luís.

Os debates em todos os municípios foram orientados por três eixos principais: saneamento básico, turismo e mobilidade urbana. Leônidas Araújo explicou a escolha desses temas, justificando que são transversais a outras áreas, como saúde e educação. Após as exposições, os participantes foram divididos em grupos para debater as carências e potenciais de cada município, proporcionando uma análise aprofundada dos temas abordados.

A presidente do Sindicato dos Feirantes, Ivanilde Sampaio, enfatizou a importância do engajamento em discussões que envolvem o desenvolvimento da cidade. Ela ressaltou o potencial turístico de São Luís e como este pode ser melhor explorado com melhorias no saneamento básico e na mobilidade urbana.

O encerramento do Seminário Preparatório incluiu a seleção dos delegados, representantes da sociedade civil, conforme estabelecido pela Lei Complementar nº 174, de 25 de maio de 2015. Esses delegados se juntarão aos representantes dos demais municípios metropolitanos na II Conferência Metropolitana da Grande São Luís, onde ocorrerá a eleição para membros do Conselho Participativo. Este evento marca uma fase crucial para a implementação de ações que refletem as necessidades reais da população da Região Metropolitana da Grande São Luís.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp