Portal Emaranhense Publicidade 728x90
29/02/2024 às 10h25min - Atualizada em 29/02/2024 às 10h25min

Solenidade na Câmara de São Luís celebra 44 anos do PT

Evento foi proposto pela vereadora Creuzamar de Pinho e aprovada pelo plenário da Casa Legislativa

Da Redação
Durante sessão solene, representantes da sigla receberam certificados de reconhecimento pelo empenho e dedicação, em prol do povo, em especial, a classe trabalhadora (Foto: Leonardo Mendonça)
Em comemoração aos 44 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) celebrado no último dia 10, a Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou sessão solene na tarde desta quarta-feira (28). Na ocasião, representantes da sigla receberam certificados de reconhecimento pelo empenho e dedicação, em prol do povo, em especial, a classe trabalhadora.

A solenidade foi comandada pela vereadora Creuzamar de Pinho (PT), autora da proposição que originou a homenagem, e contou com a presença do deputado Zé Inácio (PT); o presidente do PT no Maranhão, Francimar Melo; e o vice-governador Felipe Camarão (PT).

História de lutas

Em seu discurso de abertura, Creuzamar fez um resumo da história do partido e disse que o escolheu por sua grandeza e o histórico de lutas em prol da classe operária e dos menos favorecidos.

“O PT tem 44 anos de história de lutas a favor da classe trabalhadora, de todas as pessoas que precisam de uma voz ativa. Nestas quatro décadas de luta e resistência, nosso partido se mantém fiel às suas raízes: nascido dos trabalhadores e para os trabalhadores, o PT encampa com dignidade as bandeiras das lutas sociais. Para mim, é uma honra realizar essa sessão solene”, destacou.

Hora de agradecer

O presidente do PT no Maranhão, Francimar Melo, agradeceu aos parlamentares ludovicenses pela homenagem ao partido. Na oportunidade, ele falou ainda que a legenda sempre atuou nas lutas contra as desigualdades sociais, pela valorização do salário mínimo e do meio ambiente.

“Agradecemos a Câmara de São Luís e em especial à vereadora Creuzamar e ao Coletivo Nós pela homenagem que prestaram ao PT. É muito importante essa homenagem a um partido que já deu e continua dando uma grande contribuição à democracia de nosso país. No Maranhão, neste momento, ao lado do vice-governador Felipe Camarão, compomos uma grande frente em favor do desenvolvimento do Maranhão”, afirmou.

Nasceu das lutas

O vice-governador Felipe Camarão pontuou que o partido nasceu dos sindicatos, da igreja e de pessoas com história na esquerda brasileira como o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire. Ele voltou a destacar sobre a origem do PT e enfatizou a criação do partido como relevante para a classe trabalhadora do Brasil.

“Foi uma conquista muito importante da classe trabalhadora brasileira, a construção do PT, principalmente, naquele momento de 1980, onde havia, claramente, a necessidade de uma organização de trabalhadores. O nosso partido existe para cuidar das pessoas, tendo começado nos núcleos de base e chegamos ao ápice com um presidente da República, o Lula, um sindicalista iluminado”, disse.

Origem do partido

O PT nasceu em 10 de fevereiro de 1980, em plena Ditadura, como resultado do desejo de operários por democracia real. Lula teve a ideia de criar o partido em fevereiro de 1978, quando, então líder sindical, viajou para Brasília para entregar reivindicações aos deputados e senadores.

Em 1982, o PT conseguiu seu registro oficial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e elegeu seu primeiro prefeito, Gilson Menezes, em Diadema (SP). Nos dois anos seguintes, o partido juntou-se ao movimento Diretas Já e, em 1986, elegeu 16 deputados federais, incluindo Lula.

Pela primeira vez na história, operários ajudariam a escrever a Constituição brasileira, promulgada em 1988. Com Lula, o PT chegou em segundo lugar nas eleições presidenciais de 1989, 1994 e 1998. Em 2002, o PT ganha as eleições presidenciais e governa o Brasil durante 13 anos, sendo dois mandatos de Lula (2003 – 2010) e dois de Dilma Russef, a primeira mulher a governar o Brasil, e sofrendo impeachment no segundo mandato (2015-2018).

Quem mais participou?

A cerimônia, realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira, contou também com a participação do presidente da Câmara, Paulo Victor (PSDB), dos vereadores Sá Marques (Podemos), Professora Eva (PSB) e Thyago Freitas (PRD).  A diretora geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA, Cricielle Muniz; o ex-secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semapa), Nonato Chocolate; dentre outros convidados, também prestigiaram o ato, que foi transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp