Portal Emaranhense Publicidade 728x90
30/01/2024 às 09h29min - Atualizada em 30/01/2024 às 09h29min

Governo intensifica prevenção às ISTs no Carnaval com distribuição de insumos e testes rápidos

SES do Maranhão promove ação de saúde durante as prévias carnavalescas, garantindo acesso a preservativos, géis e autotestes para mais de 5 milhões de pessoas

Da Redação
SES
Mais de 5 milhões de insumos de prevenção foram distribuídos no período no Maranhão (Fotos: Márcio Sampaio).
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está fortalecendo as ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST) durante as prévias carnavalescas. A iniciativa inclui a distribuição de mais de 5 milhões de insumos de proteção, como preservativos internos e externos, gel lubrificantes, autotestes e medicamentos para exposição, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar da população.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, destacou a importância da iniciativa: "É muito importante que todos os brincantes do movimento de carnaval tenham acesso a esses insumos de proteção, assegurando o direito da população à saúde, assim como à cultura e ao lazer. Ao produzirmos saúde, estamos reforçando junto à sociedade o nosso compromisso ao permitir que todos se divirtam protegidos."

A distribuição dos insumos abrange não apenas preservativos internos e externos, gel lubrificante, autotestes, mas também testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. As ações serão estendidas a 14 Unidades Regionais de Saúde (URS), promovendo a prevenção durante as festividades carnavalescas.

A chefe do Departamento de Atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão, enfatizou a importância da informação e prevenção individual: "O Governo do Estado vem garantindo o acesso a insumos para prevenção nos municípios. Contudo, é importante que cada um se informe e esteja munido de seus preservativos para poder brincar e se divertir no carnaval com segurança."

Além dos 2 milhões de preservativos internos (femininos) e 900 mil externos (masculinos), e dos 3 milhões de gel lubrificante, a ação inclui a distribuição de 1.900 autotestes, com uma cota extra de 4 mil enviada pelo Ministério da Saúde ao estado. O autoteste, semelhante aos testes rápidos em serviços de saúde, verifica a possível infecção pelo HIV, proporcionando resultados reagentes ou não reagentes.

Durante as festas carnavalescas, será promovida a conscientização sobre a Prevenção Combinada, com ênfase na Profilaxia Pós Exposição (PEP) e Profilaxia Pré Exposição (PrEP). A PEP é indicada em situações de risco, sendo iniciada até 72 horas após a exposição, enquanto a PrEP consiste no uso programado antes da exposição, por tempo indefinido. Testes rápidos para HIV estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. O objetivo é garantir um Carnaval seguro e saudável para todos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp