Portal Emaranhense Publicidade 728x90
25/01/2024 às 09h27min - Atualizada em 25/01/2024 às 09h27min

Segurança Pública incinera mais de 1,5 tonelada de entorpecentes

Operação da Senarc culmina na queima controlada de drogas apreendidas em 2023, causando prejuízo de R$ 22 milhões para o narcotráfico

Da Redação
SSP
Senarc incinera mais de 1,5 tonelada de entorpecentes (Foto: Gilson Ferreira)
Na manhã desta quarta-feira (24), o Sistema de Segurança Pública executou uma operação conduzida pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) da Polícia Civil do Maranhão, resultando na incineração de mais de 1,5 tonelada de entorpecentes. Avaliada em cerca de R$ 22 milhões, a carga foi apreendida ao longo de operações de combate ao tráfico de drogas realizadas em 2023.

A incineração ocorreu em parceria com uma indústria cerâmica localizada em Rosário, após um rigoroso esquema de segurança. A carga, transportada em um caminhão baú sob forte escolta, percorreu cerca de 70 km pela BR–135, partindo da sede da Senarc, no Bairro de Fátima, em São Luís.

Composta por diversas substâncias ilícitas, a carga incinerada incluía 1.050 quilos de maconha, 300 quilos de cocaína, 150 quilos de crack, pasta base e utensílios utilizados no processo de pesagem e embalagem. A ação representa um prejuízo significativo para o narcotráfico, enfraquecendo as organizações criminosas envolvidas nessa prática.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, destaca o compromisso da Polícia Civil no combate ao narcotráfico e ressalta a importância de reduzir a disponibilidade de entorpecentes, prevenindo crimes violentos associados a essa prática.

O delegado Éderson Martins, superintendente da Senarc, esclarece que a incineração encerra os inquéritos policiais relativos às apreensões de drogas ilícitas em 2023. Destaca ainda que a retirada dessas substâncias de circulação não apenas prejudica os narcotraficantes, mas também outras organizações envolvidas em crimes conexos.

O procedimento de incineração, realizado de maneira segura e conforme as regulamentações ambientais, busca impedir que as drogas retornem ao mercado ilegal. Ministério Público e Vigilância Sanitária Municipal acompanham o processo para garantir o cumprimento das normas legais.

A população é incentivada a contribuir no combate ao tráfico de drogas através de denúncias anônimas, contatando a Senarc pelo telefone (98) 99163-4899 ou o Disque Denúncia 181. O sucesso dessa operação ressalta o comprometimento das autoridades em assegurar a segurança e a ordem pública no estado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp