Portal Emaranhense Publicidade 728x90
19/01/2024 às 09h51min - Atualizada em 19/01/2024 às 09h51min

Hospital Aquiles Lisboa promove ação para reforçar diagnóstico precoce da hanseníase no Janeiro Roxo

Unidade da SES realiza testes de sensibilidade e oferece atendimento dermatológico em iniciativa de conscientização

Da Redação
SES
Ação alusiva ao Janeiro Roxo no Hospital Aquiles Lisboa (Foto: Marcio Sampaio)
Em uma iniciativa alusiva ao Janeiro Roxo, o Hospital Aquiles Lisboa (HAL), integrante da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforçou o compromisso com o diagnóstico precoce da hanseníase. A ação, que ocorreu nesta quinta-feira (18), ofereceu testes de sensibilidade e avaliações médicas com dermatologistas no ambulatório da unidade.

A diretora geral do HAL, Cacilda Almeida, destacou a importância de ações que esclareçam a população sobre a doença. "Hoje, especificamente, promovemos atendimento de livre demanda no ambulatório para facilitar o acesso à avaliação com dermatologistas e ao teste de sensibilidade", afirmou.

Durante a atividade, a dermatologista Celijane Rodrigues ministrou uma palestra, fornecendo orientações sobre transmissão, sinais, sintomas e tratamento para casos suspeitos de hanseníase. A doença, crônica e infecciosa, atinge pele e nervos periféricos, apresentando quatro formas clínicas distintas.

Os sintomas incluem manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas no corpo, diminuição ou perda de sensibilidade ao calor, ao tato e à dor, caroços avermelhados, fisgadas ao longo de braços e pernas, diminuição de pelos e suor em áreas específicas, além do engrossamento do nervo que passa pelo cotovelo, resultando na perda de força no quinto dedo da mão.

Francisco Costa, lavrador de 29 anos, compartilhou sua experiência ao receber o diagnóstico de hanseníase. Ele ressaltou a importância de procurar ajuda ao perceber os primeiros sintomas e elogiou o suporte oferecido durante o tratamento.

O HAL e o Hospital Dr. Genésio Rêgo são referências estaduais para casos de hanseníase. A coordenadora do ambulatório do HAL, Cíntia Agostino, revelou que a unidade realiza uma média de 800 atendimentos ambulatoriais por mês para investigação e diagnóstico.

O programa da hanseníase do HAL oferece acompanhamento completo, envolvendo médicos, enfermeiros, assistência social, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e podólogos, além de uma farmácia básica para tratamento da infecção.

A programação do Janeiro Roxo no Hospital Aquiles Lisboa inclui ações de orientação no Shopping São Luís nesta sexta-feira (19), no Hospital Nina Rodrigues e na Unidade Sorrir Ponta do São Francisco na próxima segunda-feira (22), e ainda em 26 de janeiro.

Durante todo o mês, o ambulatório do HAL realizará a triagem de pacientes por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os interessados devem apresentar documento com foto, Cartão do SUS, comprovante de residência e deixar um telefone para contato. O agendamento pode ser feito presencialmente ou pelos números (98) 98509-7855 / (98) 98624-2507. A unidade atende pacientes da Grande Ilha e do interior do estado e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp