Portal Emaranhense Publicidade 728x90
18/01/2024 às 16h43min - Atualizada em 18/01/2024 às 16h43min

Polícia Civil do Maranhão recebe telefones via satélite para uso em ações policiais em áreas remotas

Os aparelhos foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e vão auxiliar na comunicação durante operações em áreas que não possuem cobertura de celular

Da Redação
SSP
Entrega dos aparelhos telefônicos à Polícia Civil (Foto: Divulgação)
O Sistema de Segurança Pública segue realizando investimentos para melhorar o desempenho do trabalho executado pelas forças policiais em todo o estado. Com o intuito de auxiliar a comunicação entre as equipes destinadas a ações em locais remotos e em que dificilmente há sinal de telefonia, foram entregues à Polícia Civil do Maranhão, na manhã desta quinta-feira (18), quatro telefones de uso via satélite.

“Esse é mais um investimento para ampliar o trabalho que já vem sendo executado com eficiência pela nossa Polícia Civil. Com esses aparelhos de telefone via satélite, vamos garantir que o trabalho continue sendo realizado de forma integrada entre os policiais que estão em campo e os policiais da base. Essa estratégia segue uma determinação do governador Carlos Brandão e vai incrementar de forma significativa no combate à criminalidade”, ressalta o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

Os quatro telefones foram adquiridos com recursos provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (FES). Os aparelhos são do modelo Iridium 9555, que foi especialmente desenvolvido para regiões remotas, nas quais telefones convencionais não possuem cobertura, como plantações, florestas e mares. O celular é portátil e de fácil manuseio, funcionando em qualquer área externa desde que tenha visada para o céu. 

Com o aparelho é possível enviar e receber ligações, SMS e e-mail de texto puro. O Iridium 9555 ainda pode ser conectado a antenas específicas que melhoram o sinal e possibilitam que ele seja utilizado em áreas cobertas e até mesmo em um carro em movimento. Este tipo de telefone opera por meio da rede Iridium que consiste em 66 satélites de baixa órbita e que oferecem cobertura em todo o planeta, incluindo os polos.

“Temos um estado de dimensão continental, extenso, com áreas de difícil acesso e que não possuem cobertura de celular. Esses novos telefones, portanto, irão ampliar a eficiência dos policiais em operação de combate a todos os tipos de crime”, destaca o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva.

Os aparelhos adquiridos pelo Sistema de Segurança Pública em prol do trabalho realizado pela Polícia Civil do Maranhão foram entregues e serão utilizados pelas superintendências estaduais de Investigações Criminais (Seic), de Polícia Civil do Interior (SPCI), de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) e de Repressão ao Narcotráfico (Senarc).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp