Portal Emaranhense Publicidade 728x90
12/01/2024 às 08h48min - Atualizada em 12/01/2024 às 08h48min

Ministro das Comunicações anuncia modernização com luminárias 5G no Centro Histórico de São Luís

Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e Cinturão Digital do Maranhão também são destaques na reunião entre Juscelino Filho e Felipe Camarão

Da Redação
Secom
Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi recebido no Palácio dos Leões, pelo governador em exercício, Felipe Camarão. (Foto: Handson Chagas).
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, revelou durante visita ao governador em exercício do Maranhão, Felipe Camarão, no Palácio dos Leões, a implementação de luminárias inteligentes com tecnologia 5G no Centro Histórico de São Luís. A notícia foi compartilhada durante a reunião ocorrida nesta quinta-feira, 11.

A modernização da iluminação no patrimônio tombado pela Unesco, declarado como patrimônio cultural da humanidade, representa um avanço significativo para a capital maranhense. Juscelino Filho destacou a importância da iniciativa ao afirmar: “O ministro veio aqui nos comunicar que vai, em breve, trazer a iluminação inteligente para o Centro Histórico de São Luís, patrimônio tombado pela Unesco, patrimônio cultural da humanidade”.

A introdução da tecnologia 5G requer uma infraestrutura mais complexa, incluindo torres extras de transmissão. As luminárias inteligentes, integradas à antena 5G, visam facilitar o acesso da população à internet de alta velocidade. "Vamos avançar nesse semestre com o projeto das luminárias inteligentes 5G no nosso Centro Histórico. Estaremos juntos com o nosso governador Carlos Brandão fazendo em breve esse lançamento", afirmou o ministro.

O projeto Conecta 5G, conduzido pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), já implementou luminárias inteligentes em diversas cidades, como Curitiba (PR), Maceió (AL), Juiz de Fora (MG), e outras 10 localidades pelo país. A ABDI destaca que o Conecta 5G utiliza mobiliário urbano, instalando antenas nas luminárias públicas, para proporcionar "conexão de altíssima velocidade para empresas e indústrias, além de wi-fi de qualidade para os cidadãos".

Além da modernização urbana, a reunião abordou outras iniciativas, incluindo a continuidade da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Este projeto visa universalizar a conectividade na educação básica brasileira, garantindo acesso à internet em mais de 138 mil instituições até 2026. O Cinturão Digital do Maranhão também foi discutido, com a proposta de levar internet de fibra óptica para todas as regiões do estado.

O ministro das Comunicações enfatizou: "Estamos trabalhando também o projeto do Cinturão Digital, que a gente pretende lançar este ano. Vou despachar na próxima semana com o presidente Lula sobre esse tema que é muito importante; fazer a fibra óptica chegar a todos os municípios do nosso estado".
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp