Portal Emaranhense Publicidade 728x90
10/01/2024 às 18h10min - Atualizada em 10/01/2024 às 18h10min

São Luís é a capital do Nordeste com a menor taxa de crimes violentos

Para o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), Maurício Martins, os bons resultados são frutos de investimentos constantes em equipamentos e operações policiais na capital.

Da Redação
SSP
Polícia Militar (Foto: Divulgação/Arquivo)
De acordo com dados do Painel de Indicadores Estatísticos de Segurança Pública, ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), São Luís foi a cidade com o menor índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) entre as capitais da região Nordeste do Brasil, em 2023.

Segundo o Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinesp), que coleta e valida 28 indicadores nacionais de segurança pública, a capital maranhense registrou taxa de 2,23 crimes violentos por 100 mil habitantes, entre janeiro e outubro de 2023.

Na sequência aparecem Natal (RN) com taxa 3,88; Aracaju (SE) com 4,38; João Pessoa (PB) com 4,39; Recife (PE) com 4,7; Salvador (BA) com 5,87; Fortaleza (CE) com 6,37; Teresina (PI) com 6,84; e Maceió (AL) a capital mais violenta do Nordeste, com taxa de 9,41 crimes violentos letais e intencionais por 100 mil habitantes.

Ainda com base nos números divulgados pelo MJSP, São Luís figura como a 10ª capital do país com a menor taxa de CVLIs, à frente de cidades como Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM).

Enquadram-se na categoria de CVLIs os seguintes delitos: homicídio doloso, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e outros crimes resultantes em mortes - excetuando-se os casos de morte por intervenção de agentes do estado.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), Maurício Martins, os bons resultados são frutos de investimentos constantes em equipamentos e operações policiais na capital.

“Todos sabem que a violência é uma realidade no Brasil. No entanto, aqui no Maranhão nós estamos conseguindo reduzir os índices de criminalidade. Isso tudo decorre dos investimentos do governador Carlos Brandão e do trabalho e compromisso das nossas forças de segurança”, avalia o secretário.

Menor taxa de homicídios da década em 2023

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA) afirma que no mês de dezembro do ano passado, a Grande Ilha de São Luís registrou a menor taxa de homicídios da última década, como ressalta o titular da SSP, secretário Maurício Martins.

“Batemos recorde sendo a capital mais segura do Nordeste. O mês de dezembro de 2023 bateu recorde histórico nos últimos 10 anos, com a diminuição de crimes violentos letais e intencionais”, celebra o secretário de Segurança, Maurício Martins.

O balanço da SSP/MA revela ainda, que no ano passado foram registrados apenas 10 casos de latrocínio na Grande Ilha, contra 29 casos do mesmo tipo de crime contabilizados em 2022 - apenas na cidade de São Luís foram notificados apenas sete casos de latrocínio no ano passado, 71% a menos no comparativo com 2022, ano em que foram contabilizadas 24 ocorrências desse tipo de crime.

Maranhão

Ao longo de 2023, o Maranhão registrou queda nos índices dos principais crimes graves. O feminicídio teve queda de 32,79%; latrocínio 38,27%; morte por intervenção policial 46,05%; tentativa de homicídio 3,8%; morte no trânsito 3,11%; estupro 46,24%; furto de veículo 2,88%; roubo de veículo 4,31%; roubo de carga 75,19%; roubo a instituição financeira 46,15%.

Também houve crescimento na taxa de apreensão de cocaína (43,29%); e de armas de fogo (1,34%). Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública baseados nos relatórios do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A redução nos índices de criminalidade no estado é reflexo dos investimentos que o Governo do Maranhão tem feito no Sistema de Segurança Pública. Somente em 2023, a frota de viaturas das polícias Civil e Militar recebeu o reforço de 213 novos veículos, além de 300 novas armas, munição e itens de proteção como coletes balísticos.

Também foram implantados novos batalhões policiais na capital e interior bem como foi executada a reestruturação das instalações físicas das delegacias. Serviços como a Patrulha Maria da Penha foram ampliados assim como o efetivo da Polícia Civil.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp