Portal Emaranhense Publicidade 728x90
20/12/2023 às 15h45min - Atualizada em 20/12/2023 às 15h45min

Denúncias de irregularidades marcam processo eleitoral do grêmio estudantil do IFMA Campus Monte Castelo

Os estudantes baseiam essa alegação em um print de tela do Instagram de um militante.

Da Redação
IFMA Campus Monte Castelo (Foto: Reprodução/Internet)
Na última terça-feira (19), estudantes do IFMA Campus Monte Castelo foram surpreendidos com a convocação de votação para as eleições do Grêmio Estudantil da instituição.

Alguns estudantes afirmam que o processo eleitoral foi convocado sem a devida participação da comunidade escolar, alegando que o Edital de Convocação da Eleição não foi devidamente publicado, seja de forma pessoal ou eletrônica, como em redes sociais e grupos de WhatsApp.

A condução do processo de votação do Grêmio Estudantil do IFMA Monte Castelo é atribuída a uma parte minoritária da Comissão Eleitoral, associada à organização UJS (União da Juventude Socialista), ligada ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil). Os estudantes baseiam essa alegação em um print de tela do Instagram de um militante da UJS chamado Cássio Ryan, que, segundo as denúncias, estaria tentando manipular a eleição para favorecer sua própria candidatura a Coordenador do Grêmio, mesmo estando ciente de que está no último ano do ensino médio e prestes a deixar a instituição.

Há relatos de que a maioria dos membros da Comissão Eleitoral é contrária à realização de eleições no final do período letivo, momento em que os alunos se preparam para os feriados de final de ano, o que, segundo eles, prejudica a efetiva participação estudantil no processo eleitoral.

O resultado apontado pelos denunciantes é que apenas uma chapa foi inscrita para concorrer às eleições do Grêmio Estudantil do IFMA Monte Castelo, e esta está vinculada à UJS e ao PCdoB.

A denúncia levanta questionamentos sobre a transparência do processo eleitoral e sugere que a UJS teria determinado o dia da eleição e dificultado a candidatura de outras chapas ao não divulgar o Edital da Eleição ou qualquer informação referente ao processo.

Diante dessas alegações, surge a indagação sobre os reais interesses da UJS ao conduzir o processo eleitoral de forma apressada e sem garantir transparência e acesso às informações aos alunos da escola.

A comunidade escolar, representada pelo Grêmio Estudantil Edson Luís, e os estudantes do IFMA Monte Castelo alegam que estão sendo alvo de irregularidades, caracterizando a situação como um possível golpe. Resta aguardar se a direção do IFMA tomará alguma medida diante das denúncias apresentadas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp