Portal Emaranhense Publicidade 728x90
17/12/2023 às 10h30min - Atualizada em 17/12/2023 às 10h30min

Campanha multivacinação orienta dose de reforço contra covid-19 para públicos prioritários

A programação da SES no Rio Anil Shopping funcionará sábado (16), das 10h às 20h, e no domingo (17), das 14h às 20h.

Da Redação
Mayrlan Avelar, Zé Gotinha e Halice Figueiredo (Fotos: Marcio Sampaio)
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal de crianças, jovens e adultos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, neste sábado (16) e domingo (17), ação de multivacinação no Rio Anil Shopping, em São Luís (MA). Na oportunidade, serão oferecidas todas as vacinas disponíveis na rede estadual de saúde, inclusive contra a covid-19.

"Estamos realizando as ações extramuros, indo até espaços em que as pessoas aproveitam as festividades de final de ano, para ofertar a vacina. Ao passo que vamos em busca dessa população vacinável, estamos viabilizando que atualizem sua carteira de imunização e o esquema para quem está com as doses atrasadas", disse a assessora técnica da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Mayrlan Avelar.

A programação da SES no Rio Anil Shopping funcionará sábado (16), das 10h às 20h, e no domingo (17), das 14h às 20h. Para participar é preciso apresentar documento pessoal, que pode ser um RG ou certidão de nascimento e a carteira de vacinação. A estratégia faz parte da estratégia de microplanejamento, realizada em conjunto com estados e municípios, cujo objetivo é fortalecer e ampliar o acesso à vacinação, considerando as diversidades regionais, para o alcance da cobertura vacinal.

Marconio Nóbrega, de 51 anos, soube da ação pelas redes sociais e trouxe a esposa, Ester Araújo, de 46 anos, e os filhos Marconio Filho e Estela Cecília Araújo, de 18 e 14 anos, respectivamente, para a atualização do esquema vacinal. "A vacinação é muito importante para nos mantermos protegidos contra as doenças virais. Eu e minha família acreditamos nas vacinas, porque se proteger a gente, protege o outro também".

A filha de Marconio, Estela, recebeu dose contra tétano e acrescentou as palavras do pai dizendo que se ajudar é ajudar todo mundo. "As vacinas garantem a qualidade de vida e a saúde das pessoas", afirmou.

Entre as doses disponíveis estão: difteria, hepatite A e B, febre amarela, sarampo, caxumba, coqueluche, pneumonia, poliomielite, doenças diarreicas por rotavírus, rubéola, tétano, meningite, câncer do colo do útero, influenza, covid-19, entre outras.

Na ação, a SES disponibiliza também a dose de reforço da vacina covid-19 (bivalente) para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses, conforme preconiza o Ministério da Saúde. 

De acordo com dados da SES, de 13 de dezembro de 2023, foram registrados, até o momento, 9.774 casos de covid-19, em 2023, sendo 60 em outubro, 167 em novembro e 257 em dezembro.

O aposentado José Domingos Bezerra, de 85 anos, foi ao shopping para passear e ao ver o stand de multivacinação da SES resolveu receber a dose de reforço da Bivalente contra Covid-19. "Eu gosto de estar em dia com as minhas vacinas. Meu recado para quem ainda não se vacinou é que faça isso logo, porque vacinas salvam vidas".

Segundo a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, a ação é uma oportunidade para toda a família, principalmente os grupos prioritários, para atualização vacinal.

"As pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos a partir de 12 anos já estão aptas a receber a segunda dose de reforço, conferindo proteção contra a Covid-19. Dessa forma, estamos intensificando ações que têm o intuito de continuar mantendo a proteção da população maranhense contra doenças preveníveis com vacina", comentou.

Vacinação

Na Rede Estadual de Saúde, em São Luís: Policlínica Vinhais, Policlínica Vila Luizão, Policlínica Cidade Operária e Hospital Aquiles Lisboa realizam a dose de reforço da Vacina Bivalente.

Além dessas unidades, o público prioritário com indicação para a segunda dose da vacina bivalente pode procurar as salas de vacinação nos 217 municípios maranhenses.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp