Portal Emaranhense Publicidade 728x90
23/09/2013 às 10h38min - Atualizada em 23/09/2013 às 10h38min

Feira do Livro terá vasta programação infantil

A criançada vai contar com lançamentos de livros, oficinas, exibição de filmes e contação de historias em vários espaços da Praia Grande

SECOM | Prefeitura de São Luís

Para garantir a participação dos futuros leitores, a programação da 7ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) terá atividades voltadas para crianças de todas as idades, que vão desde a pintura facial artística a lançamentos de livros infantis.

O evento que terá início na próxima sexta-feira (27), espera receber um público infantil de aproximadamente 2 mil crianças por dia, para as mais de 30 atividades que serão realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Serviço Social do Comércio (Sesc/MA).

Entre os espaços destinados ao público infantil, o Anfiteatro Bittencourt, ao lado do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, abrigará o espaço Brincando com a leitura. Sob o comando do Sesc/MA, este espaço terá em sua programação a realização de pinturas artísticas e oficinas de Ilustração, Tirinha, Conto e Poesia, Teatro de Fantoches e atividades de leitura.

De acordo com a técnica do Sesc/MA, Betânia Pinheiro, a instituição fez um levantamento prévio das atividades mais requisitadas antes de formatar a programação. “Percebemos que oficinas como ilustração, conto e poesia têm uma grande aceitação, por isso mantivemos na programação, que terá ainda literatura e gravuras de cordel e tangran, que trabalha com formas geométricas”, destacou.

No Espaço Cine Sesc, serão exibidos filmes das 14h às 16h30, todos os dias. Entre as exibições estão filmes como ‘Guido e Gaspar’, ‘A Menina espantalho’, ‘Caminhos’, ‘O sumiço do amigo invisível’, ‘As férias de Lord Lucas’, ‘O menino mofado’, entre outros.

Na Praça da Criança, localizada na Rua da Estrela, funcionará o espaço coordenado pela Semed. No local, a programação terá Hora do Conto, Jogos Literários, Amadores de Mímica, Contos clássicos e populares, Poesia ao Pé do ouvido, Rodas de Leituras de fábulas, ilustradas, de cordel e africanas, Baú de histórias, cantigas de roda dançante, Ciranda musical, contos de lendas maranhenses e oficina de batucada maranhense, além de cineminha e oficina de produção literária, onde os pequenos leitores poderão se enveredar na grande aventura de escrever seus próprios contos.  

A 7ª FeliS traz ainda o espaço Pé de Livro, que funcionará embaixo da árvore da Praça da Casa do Maranhão. A proposta é proporcionar um espaço para mediação de leitura, com jogos literários, leitura de contos e apresentação de peças teatrais. 

No dia 29 de agosto, por exemplo, a criançada terá a oportunidade de saber um pouco mais sobre a história de nossa cidade com a Batalha de Guaxenduba e o Conto de reconto de nossas lendas, às 16h e 17h, respectivamente. No dia 30, terá muita contação de história a partir das 10h, além do lançamento do livro ‘História de Riso’ e ‘Circo’, de Michelle Cabral.

Além destes espaços, haverá ainda: o Cine FeliS, no Cine Praia Grande, onde todos os dias, às 10h, serão exibidos filmes para o público infantil; o Teatro Alcione Nazaré, com a apresentação de espetáculos; e visitação aos museus e exposições espalhadas pelos equipamentos culturais da Praia Grande, como a Casa de Nhozinho.

As escolas públicas, privadas e comunitárias interessadas em participar do evento podem realizar o agendamento para visitação monitorada através dos telefones (98) 9185-2164 e 9186-3646. Mais informações sobre o evento e a programação completa estão disponíveis no endereço eletrônico: http://www.saoluis.ma.gov.br/.

A 7ª FeliS é realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), correalizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), e tem o patrocínio da Vale e o apoio da Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp