Portal Emaranhense Publicidade 728x90
19/09/2013 às 11h44min - Atualizada em 19/09/2013 às 11h44min

Sectec e parceiros abrem com êxito I Feira de Estágio e Emprego do Maranhão

Mais de 7 mil jovens participam do evento promovido pelo Governo do Estado

Secom

Com o objetivo de promover o aumento da empregabilidade e estimular o empreendedorismo e inovação como forma de ampliar as oportunidades de geração de renda, foi aberta, na manhã desta quarta-feira (18), a I Feira de Estágio e Emprego do Maranhão.

Mais de 7 mil jovens participam do evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec). A feira acontece até sexta-feira (20), no Rio Poty Hotel.

“O Maranhão está abrindo cada dia mais oportunidades e precisa desta integração do empresariado com a classe trabalhadora, com a juventude para que o governo cumpra a sua parte: que é capacitação, qualificação dos trabalhadores e investimento na educação”, afirmou o vice-governador Washington Luiz Oliveira que abriu o evento ao lado do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, José Costa.

Participaram, ainda, da mesa de abertura os secretários Mauricio Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), Pedro Fernandes (Educação), José Augusto Oliveira (reitor da Uema), Fernando Lima (coordenador do Programa Maranhão Profissional), Marco Antônio Moura (diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai) e a  reitora Vária Martins, representando o Instituto Federal do Maranhão (Ifma).

O secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa, destacou que a feira é um momento de apresentar resultados do Maranhão Profissional e Viva Estágio Primeiro Emprego. “Aqui, vamos conversar com os parceiros e renovar as nossas propostas. É um momento em que estudantes e ofertantes de oportunidades de formação profissional, estágio e emprego podem conversar”, disse o secretário.

Como resultado do programa, José Costa apresentou os números de profissionais já qualificados e também o de profissionais contemplados com o Estágio. Até agora, o Maranhão Profissional já qualificou cerca de 350 mil profissionais e mais de 5.500 foram beneficiados com o estágio. “Somente este ano vamos qualificar 140 mil profissionais e possibilitar estágio a 7 mil jovens”, contou o secretário.

Durante a feira, serão sorteadas 300 vagas de estágio em empresas/instituições parceiras do Programa Maranhão Profissional, da Sectec, e mais 300 vagas em cursos profissionalizantes da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), Ifma, Senai, Senac e Senar. As palestras, oficinas e minicursos da Feira serão transmitidas em tempo real para os polos da Univima, via antenas instaladas em vários pontos do estado.

O público alvo da féria são profissionais em busca de colocação e recolocação no mercado de trabalho; profissionais que buscam orientação sobre desenvolvimento profissional e gestão de carreira; informações sobre empreendedorismo, inovação e oportunidades de negócios.

Para o estudante do curso técnico de Mecânica, Igor Leonardo Souza, de 19 anos, a féria é um grande momento para profissionais que, como ele estão em busca de emprego. “Ela abre um leque de oportunidades para conhecermos o mercado e melhor escolher o nosso futuro profissional”, disse.

Programação

A programação do evento foi aberta com a palestra magna do consultor da Prefeitura de Boston, Alvaro Eduardo Lima, que abordou o tema “Impacto Coletivo: como ações colaborativas intersetoriais resultam em mudanças sócias de grande escala”.

Fazem parte ainda da programação palestras, minicursos, oficinas e exposições em 25 estandes disponibilizados às empresas, instituições de ensino, de fomento ao empreendedorismo e inovação, agentes de integração e organização que atuam na área de desenvolvimento profissional, recrutamento e seleção.

O secretário do Trabalho, Antônio Heluy, destacou que a preocupação do governo é garantir oportunidade para os jovens maranhense não somente para se qualificar, mas também para ocupar as vagas de trabalho que surgem a partir dos grandes empreendimentos que estão sendo instalados e que se instalarão no Maranhão.

“Esta Feria é uma mobilização de governo em uma grande parceria tripartite. E nós não realizaremos só aqui, mas também nas regiões Tocantina, do Mearim e Sul do Maranhão”, declarou o secretário.

O secretário Mauricio Macedo destacou que o governo continua com a política de atração de novos investimentos para o Estado, mas em função dos investimentos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp