Portal Emaranhense Publicidade 728x90
17/07/2018 às 11h47min - Atualizada em 17/07/2018 às 11h47min

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite é antecipada em São Luís

- Redação | com informações da assessoria

Antecipada para o próximo dia 23 a Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde contra o sarampo e poliomielite que pelo calendário de vacinação estava marcada para iniciar no dia 6 de agosto. Mas a partir do dia 23 os postos da rede municipal de São Luís estarão abertos para vacinação das 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a campanha que segue até o dia 31 de agosto, conta com 63 salas de vacinação distribuídas nos postos de saúde e visitações em escolas com o objetivo de facilitar o acesso à vacinação.

Não podem tomar a vacina crianças com forte gripe e febre alta, com imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia.

O público-alvo da campanha são crianças com idade a partir de um ano até menores de cinco anos. Além das crianças, a vacina de sarampo estará disponível para pessoas com idade até 49 anos. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para Capital é imunizar 95% do público-alvo, equivalente a pouco mais de 61 mil crianças.

Ainda de acordo com a Semus, São Luís não registra casos das doenças há mais de duas décadas, mas a antecipação da campanha é para manter a cidade imune.

É importante lembrar que a poliomielite, conhecida popularmente como 'paralisa infantil', causa paralisia que pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo a respiração da criança. Sua contaminação ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

Já o sarampo, segundo o Ministério da Saúde, é uma doença contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são semelhantes a gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo e leva a morte.

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp