Portal Emaranhense Publicidade 728x90
07/06/2018 às 09h49min - Atualizada em 07/06/2018 às 09h49min

Pesquisa aponta Maranhão como o primeiro do mundo na lista em casos de câncer de pênis

- Redação

Uma pesquisa realizada pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), mostra que o Estado tem um dos maiores registros de câncer de pênis no mundo. A pesquisa, utilizou dados dos hospitais Universitário da UFMA, Aldenora Belo e Tarquinio Lopes Filho, realizada com base em registros de 2004 a 2014 de cada uma dessas instituições. Foram detectados 392 casos da doença, sendo que mais de 90% tem relação direta com o HPV.

Partindo dos resultados obtidos com a pesquisa, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) apontou o Maranhão como o primeiro no mundo, da lista nos casos da doença, com média de 6.1 por cada 100 mil habitantes.

De acordo com os estudos já desenvolvidos, o câncer de pênis é motivado pela falta de higiene, fimose, infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e uso de tabaco e comportamento sexual de risco.

A pesquisa foi realizada por um grupo formado por 12 pesquisadores, 11 do Maranhão e uma de São Paulo, divididos entre profissionais, acadêmicos e pós-graduandos.

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp