Portal Emaranhense Publicidade 728x90
10/04/2018 às 11h15min - Atualizada em 10/04/2018 às 11h15min

Facebook notifica usuários que tiveram dados vazados

- Informações | Agência Brasil

Cerca de meio milhão de usuários do Facebook no Brasil tiveram seus dados coletados e repassados irregularmente à empresa de consultoria e marketing digital Cambridge Analytica, com base no Reino Unido. A plataforma, enviou nesta segunda-feira (9), mensagem aos internautas envolvidos no vazamento explicando sobre o ocorrido.

De acordo com a assessoria de Facebook no Brasil, as pessoas cujos dados foram vazados, receberam mensagem na linha do tempo (newsfeed) como link para saber sobre quais informações foram coletadas e de que forma estas foram utilizadas.

Os dados, foram vazados para a empresa Cambridge Analytica por um desenvolvedor que usou um aplicativo de teste de personalidade para acessar os dados. Essas informações teriam sido usadas pela consultoria britânica para influenciar eleições em diversos países.

Segundo o diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, o número de pessoas atingidas, chega a 87 milhões. No Brasil, cerca de 443 mil usuários foram afetados.

 

Investigação

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), abriu um procedimento de apuração para avaliar o caso e os impactos a usuários brasileiros. A decisão, havia sido tomada antes da confirmação de que o vazamento incluiu informações de 443 mil brasileiros. No documento de instauração do inquérito, o MPDFT aponta o episódio como um “tratamento ilegal de dados”.

Investigações foram abertas também nos Estados Unidos. Nesta terça-feira (10), o presidente da empresa deve depor em audiências no Congresso dos Estados Unidos.

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp