Portal Emaranhense Publicidade 728x90
28/08/2013 às 09h24min - Atualizada em 28/08/2013 às 09h24min

Oficina de Sensibilização encerra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

O encerramento acontecerá na Unidade de Educação Básica Primavera (Rua 09, s/nº - Residencial Primavera/Cohatrac), das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30

SECOM | Prefeitura de São Luís

As atividades de comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, promovidas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), serão encerradas nesta quarta-feira (28).

Com oficina de sensibilização “Simulação das Deficiências e Gentilezas”, os participantes irão vivenciar situações do cotidiano das pessoas com deficiência. O encerramento acontecerá na Unidade de Educação Básica Primavera (Rua 09, s/nº - Residencial Primavera/Cohatrac), das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30.

“As ações realizadas pela Prefeitura de São Luís na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência permitiram a reflexão da nossa equipe acerca do trabalho desenvolvido em prol dos nossos alunos com deficiência. A inclusão social está contemplada na nossa política de Educação Integral que visa formar nossas crianças para a vida”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe.

A oficina "Simulação das Deficiências e Gentilezas" tem o objetivo de sensibilizar profissionais e alunos da rede municipal para as questões relacionadas às pessoas com deficiência. Na simulação de deficiência visual, os participantes da oficina terão os seus olhos vendados e utilizarão bengalas para se locomover no espaço escolar.

Já na simulação de deficiência física, alunos e professores utilizarão cadeiras de rodas para se locomover nos espaços da escola e terão os membros superiores imobilizados ao realizarem atividades da vida diária.

Quando houver a simulação de surdez, os participantes da oficina serão saudados em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e assistirão à televisão sem o som. Já na simulação de deficiência intelectual os participantes deverão realizar atividades da vida diária nas quais apresentem dificuldades.

SEMANA

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em São Luís contemplou as comunidades escolares de seis unidades de Educação Básica da rede municipal de ensino.

O principal objetivo da Prefeitura de São Luís com a realização do evento foi se engajar no movimento nacional em prol da efetivação dos direitos já adquiridos pelas pessoas com deficiência. Além da oficina de sensibilização, também foi realizada a palestra “Fundamentos Filosóficos e Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” nas escolas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp