O número de reclamações feitas em outubro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caiu 5,7% na comparação com o mesmo mês de 2016. No mês passado, foram registradas 277,6 mil reclamações de usuários contra prestadoras dos serviços de banda larga fixa, telefonia móvel, telefonia fixa e de TV por Assinatura, uma redução de 16,9 mil queixas (-5,7%).
A telefonia móvel apresentou redução de 16,8 mil reclamações, seguida da telefonia fixa com menos 2,4 mil queixas e TV por assinatura com diminuição de 200 reclamações. O único serviço de telecomunicações que apresentou crescimento nas reclamações dos usuários foi o de banda larga fixa, aumento de 2 mil reclamações.
Empresas
Na telefonia móvel e na telefonia fixa todos os grupos acompanhados individualmente pela Anatel apresentaram redução nas reclamações em outubro, quando comparado com outubro de 2016. Na telefonia móvel, a Vivo apresentou queda de 9,6 mil queixas, a Claro redução de 2,4 mil, a Tim menos 2 mil e a Oi diminuição de 900 reclamações.
Na telefonia fixa, a Vivo também apresentou destaque na redução do volume de queixas com 1,6 mil reclamações, seguida da Oi, com menos 800 queixas, e da NET com menos 400 reclamações.
Na TV por assinatura, nos grupos acompanhados individualmente pela Anatel, apenas a Oi, com menos 700 reclamações, apresentou redução em outubro quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Destaque-se que o aumento de 300 queixas relativas ao Grupo NET/Claro foi puxado pela NET, com mais 1,9 reclamações. A Claro registrou menos 1,6 mil reclamações, enquanto a Vivo registrou aumento de 200 reclamações e a SKY aumento de 100 reclamações.
Já o crescimento de reclamações na banda larga fixa foi puxado pela prestadora NET, com 1,6 mil queixas. A Vivo registrou menos 700 reclamações e a Oi menos 500 reclamações.
Reclamações por serviço
Em outubro deste ano, na telefonia móvel pós-paga o maior conjunto de queixas foi relativo à cobrança (49,2%), seguido por ofertas e promoções (9,6%), e qualidade, funcionamento e reparo (9,2%).
Cobrança também foi o maior motivo de reclamações na telefonia fixa, seguido de qualidade, funcionamento e reparo, e cancelamento. Na telefonia móvel pré-paga foram reclamações sobre créditos, ofertas e promoções e qualidade, funcionamento e reparo.
Na TV por assinatura, cobrança foi mais da metade das reclamações registradas no mês de outubro, seguida de qualidade funcionamento e reparo, e ofertas e promoções.
Já qualidade, funcionamento e reparo formaram o maior conjunto de reclamações recebidas pela Anatel contra empresas de banda larga no mês passado (45,0%), seguido de cobrança (23,6%) e instalação, ativação ou habilitação (9,44%).
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