Portal Emaranhense Publicidade 728x90
14/07/2017 às 17h19min - Atualizada em 14/07/2017 às 17h19min

Após relatório contra Temer, Zveiter é afastado.

Informações | noticias@band.com.br
Zveiter é favorável à denúncia contra Temer / Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) será afastado por 90 dias das funções que exerce no partido. A informação foi antecipada pelo deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) em entrevista ao Bastidores do Poder, da Rádio Bandeirantes.

Esta será a primeira punição para o parlamentar que apresentou relatório pela continuidade da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB). Outras sanções, porém, não estão descartadas.

"Não vejo mais espaço para ele no partido”, disse o vice-líder da bancada na Câmara. Darcísio Perondi conversou com os jornalistas Pedro Campos e Adriano Oliveira e também disse que trabalha com a possibilidade da votação em plenário na segunda-feira.

O parlamentar falou em "mudança de estratégia" e disse que não vê problemas numa eventual sessão em agosto, após o recesso, para decidir sobre a denúncia contra Temer.

 

Veja como foi o dia na CCJ na reportagem do Jornal da Band: 



CCJ rejeitou parecer

Nesta quinta-feira (13), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou o parecer de Zveiter que pedia a admissibilidade da denúncia contra o presidente Temer.

Por 40 votos a 25, os membros da colegiado derrubaram o relatório que autorizava o prosseguimento da acusação pelo crime de corrupção passiva perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

A denúncia foi elaborada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e encaminhada pelo STF à Câmara, a qual cabe autorizar ou não se o presidente pode ser investigado pela Suprema Corte. 

A primeira etapa da análise é feita pela CCJ, que já designou o deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) como novo relator. O parecer do tucano foi aprovado por 41 votos a favor e 24 contra.

O parecer deve ser ainda analisado pelo plenário da Câmara. Uma vez no plenário, a denúncia precisa ter o apoio de pelo menos 342 votos para ter prosseguimento na Justiça ou para ser interrompida.

Troca-troca

Ainda durante a fase de debates, deputados da oposição já esperavam a derrota e lamentaram o que consideram como "resultado artificial", em referência às trocas de membros da CCJ que foram feitas pela base governista. 

Desde que a semana em que a denúncia chegou à Câmara, 25 dos 66 integrantes da comissão foram substituídos.

 

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br e também para nosso whatsapp -(98)98739-7762.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp