Portal Emaranhense Publicidade 728x90
16/08/2013 às 10h08min - Atualizada em 16/08/2013 às 10h08min

Mães recebem orientações sobre alimentação saudável em curso promovido pela SES

O curso reúne 20 mães provenientes da comunidade de São Raimundo, em São José de Ribamar

SES
Com o objetivo de oferecer uma alimentação saudável a crianças na faixa etária entre seis meses e dois anos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nestas quarta (14) e quinta-feira (15) a Oficina de Alimentação Complementar Infantil. 
 
O curso foi uma parceria entre a SES e a Prefeitura de São José de Ribamar, via Secretaria Municipal de Saúde, e as aulas aconteceram na Cozinha Escola, daquele município.
 
O curso reúne 20 mães provenientes da comunidade de São Raimundo, em São José de Ribamar. As aulas são divididas em duas partes: a teoria e a prática. Para Renata Nascimento, nutricionista convidada pela SES para ministrar o curso, a partir dos seis meses de vida as crianças precisam de uma complementação alimentar saudável, com a inclusão de alimentos ricos e variados na dieta infantil.
 
 “Apresentamos a elas novas formas de preparar os alimentos e dicas de como usar melhor alimentos que estão ao alcance delas e as incentivamos a mudarem os hábitos, mas a partir de suas realidades”, disse a nutricionista.
 
A proposta da oficina é incentivar a prática da alimentação saudável e adequada na infância com o intuito de promover a saúde, prevenir doenças relacionadas com a má alimentação. Neste contexto, a iniciativa da SES teve como função instrumentar as mães para a adoção de práticas alimentares saudáveis, visando à formação de bons hábitos na infância e que se prolonguem por toda a vida.
 
Além da importância de uma boa alimentação, a oficina aborda ainda temas como sugestões de cardápios usando alimentos regionais e as formas corretas de manipulação, higienização e preparo dos alimentos que serão oferecidos aos pequenos. “Visamos a adoção de praticas mais saudáveis voltadas para esta faixa etária de seis meses a dois anos, usando alimentos regionais”, destacou a nutricionista Lucy Luana Froez, da Secretaria Municipal de Saúde de São José de Ribamar.
 
No curso, as participantes puderam colocar em prática o que aprenderam. Além de receberem orientações teóricas sobre a importância da alimentação saudável, elas aprenderam a preparar um cardápio rico e variado, baseado em alimentos regionais e, portanto, fáceis de serem encontrados. 
 
 Cardápio
 
Papa de vegetais e carne, arroz com vinagreira e feijão, peixe, purês, legumes como beterraba, cenoura, batata entre outros, compõem as receitas elaboradas pelas participantes do curso e que podem ser incorporados à alimentação infantil.“No curso aprendi muito. As aulas são proveitosas para mim que busco uma alimentação mais saudável para minha filha, que tem seis meses e já vai começar a receber outros tipos de alimentos que não apenas o leite materno, nisto o curso está me ajudando muito”, disse a dona de casa Adriana Silva Santos.
 
O nutricionista da SES, Leudimar Carvalho, ressaltou que a secretaria pretende levar o curso a outros municípios. “Os interessados devem entra em contato com a SES, via oficio e vamos analisar a possibilidade de realização, já que para fazermos a oficina o município precisa disponibilizar infraestrutura como uma cozinha apropriada”, informou. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp