Portal Emaranhense Publicidade 728x90
15/08/2013 às 09h07min - Atualizada em 15/08/2013 às 09h07min

Prefeitura apresenta projeto de reestruturação do Circo Cultural Nelson Brito ao Iphan

Este mesmo projeto já foi apresentado e aprovado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior

Prefeitura de São Luís

O presidente da Fundação de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, participou na manhã desta quarta-feira (14) de uma reunião com a superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogea. Acompanhado de Agnaldo Castro, assessor técnico do setor de Arquitetura da Func, Francisco Gonçalves apresentou o projeto de reestruturação do Circo Cultural Nelson Brito.

A reunião de trabalho serviu para consultar o Iphan sobre as adequações e alinhamentos quanto à legislação do Patrimônio Histórico. De acordo com a proposta, o espaço contará com um palco e capacidade para até 500 pessoas sentadas. As arquibancadas serão empilháveis para atender às necessidades de cada evento.

A nova lona será do tipo tensionado, com dois mastros, e os equipamentos externos como camarim, banheiros, escritório e bilheteria, serão móveis, no estilo contêiner, facilitando assim a montagem e desmontagem do novo Circo para outras áreas.

Este mesmo projeto já foi apresentado e aprovado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. “Já tivemos a aprovação do prefeito, agora vamos apresentar o projeto para a Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh) e, ainda, à classe artística, para então darmos início ao processo de reestruturação deste tão importante espaço de cultura e arte de São Luís”, destacou Francisco Gonçalves.

  Sobre o circo

O Circo, em atividades há 14 anos, surgiu de uma bem sucedida parceria da Func com o Ministro da Cultura (MinC) para fomentar e incentivar as produções artísticas locais, bem como desenvolver trabalho que o transformasse em um espaço para realização de oficinas, seminários, cursos e outras atividades de caráter pedagógico constituindo-se instrumento alternativo de formação que estimula a comunidade a fazer arte. 

A lona do Circo, inicialmente chamado “Circo Cultural da Cidade”, foi oficialmente lançada no dia 27 de março de 1999, funcionando, nos primeiros dois anos, em caráter experimental.

Logo obteve a aprovação da população e em especial da classe artística local e até da nacional, tão carentes de espaços alternativos para dar visibilidade aos seus trabalhos.

Em 2009, o Circo passa a ser chamado de “Circo Cultural Nelson Brito”, em homenagem ao ator, produtor cultural maranhense e ex-presidente da Func, Nelson Brito, falecido no início do mesmo ano.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp