Portal Emaranhense Publicidade 728x90
14/08/2013 às 11h30min - Atualizada em 14/08/2013 às 11h30min

Caema qualifica mais de 100 pessoas em comunidades de São Luís

A iniciativa de oferta dos cursos faz parte de um plano de ação do Projeto Técnico Social

Caema

Foram encerrados no dia 2 de agosto, os Cursos de Capacitação promovidos pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) durante o mês de julho nas comunidades da Vila Marinha, Fé em Deus, Rio Anil (próximo ao Bequimão), Vila dos Vinhais e Liberdade.  Os cursos, oferecidos nessa primeira etapa, foram Educação Ambiental e Reciclagem de Lixo.  

A iniciativa de oferta dos cursos faz parte de um plano de ação do Projeto Técnico Social (PTTS) da Companhia, que vem sendo desenvolvido paralelamente à execução das obras de esgotamento sanitário na região metropolitana da capital maranhense.

Durante o mês de julho, primeiro mês que foram ofertados os cursos, mais de cem moradores participaram das aulas nas cinco primeiras turmas oferecidas. 

Em cada uma das comunidades localizadas no entorno das obras de ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário das Bacias Anil e Vinhais, foram formadas inicialmente 20 pessoas, porém esse número pode ser maior como explica a assistente social da Caema, Mayra Lima. “Em algumas comunidades a procura foi muito grande e várias pessoas ficaram como ouvintes. Por isso nós estamos estudando a possibilidade de conseguir certificados de participação para elas” explica. 

A procura pelos cursos de capacitação foi muito grande, ressaltado o apoio dos moradores em relação à iniciativa proposta pela Caema. A assistente social da Fundação Sousândrade, coordenadora da Execução do Projeto, Carmem Belfort, destaca o apoio das comunidades em relação ao projeto. “Ficamos muito felizes com a quantidade de pessoas que vieram nos procurar e também com o apoio de várias entidades que atuam dentro dos bairros e vieram nos ajudar na execução desse projeto”. 

Os cursos tiveram carga horária de 60 horas e todos os participantes se encontram aptos a exercerem atividades que estejam relacionadas à educação ambiental e reciclagem de lixo, podendo até mesmo atuar dentro de suas comunidades, ensinando às pessoas tudo o que aprenderam durante o curso.

Novas Turmas 

Durante este mês, a Caema vai dar continuidade à oferta de cursos e já no dia 6 mais três turmas foram iniciadas. Nas comunidades do Anil e Vila 25 de Maio, ambas inseridas no sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Vinhais, o curso oferecido é o de Educação Ambiental.

No bairro Ivar Saldanha, pertencente ao sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Anil está sendo  oferecido o curso de Reciclagem de Lixo. 

Para mais informações sobre os cursos de capacitação, os interessados, desde que sejam moradores das respectivas comunidades, podem se dirigir as associações de bairros e lideranças comunitárias e os locais onde já ocorrem as atividades do PTTS para os devidos esclarecimentos.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp