Portal Emaranhense Publicidade 728x90
11/05/2017 às 09h04min - Atualizada em 11/05/2017 às 09h04min

Pensei que me mostrariam provas, mas não tinha nada, diz Lula após depoimento a Moro

Cinco horas após interrogatório, ex-presidente discursou em ato

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou presença no ato a seu favor, no centro de Curitiba, após prestar depoimento por cinco horas para o juiz federal Sérgio Moro nesta quarta-feira. Cerca de 5 mil pessoas estavam no local, segundo a Polícia Militar.

Ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e ovacionado pelos manifestantes, o petista agradeceu o que chamou de solidariedade com ele. "Se não fosse por vocês, eu não suportaria o que fizeram comigo".

Confira destaques e a íntegra do depoimento de Lula

Lula não deu detalhes do que respondeu para o juiz Moro, mas disse que nenhuma prova foi apresentada para ele durante o interrogatório. "Eu pensei que meus acusadores me mostrariam uma escritura, um documento, um pagamento, qualquer prova para dizer que aquele apartamento [o tríplex no Guarujá] é meu", declarou. 

"Eu esperava que, depois de dois anos de massacre, eu chegaria lá e teria a escritura registrada com meu nome no cartório. [Mas não tinha] nada, nada. Só ficaram perguntando se eu conheço o [João] Vaccari [Neto], se eu conheço o Léo Pinheiro. Conheço e não tenho vergonha", disse.

"Não quero ser julgado por interpretações, quero ser julgado por provas."

Rodolfo Buhrer/Reuters

O ex-presidente contou ainda que gostaria que seu depoimento para Moro fosse transmitido ao vivo para que as pessoas "pudessem olhar nos olhos de quem está perguntando e de quem está respondendo". "Minha mãe nasceu analfabeta e morreu analfabeta, mas ela sempre dizia: 'Lula, a gente sabe quando a pessoa está falando a verdade pelos olhos, e não pela boca'". 

"Eu não seria digno de vocês, dos movimentos que aqui estão representados, do carinho que vocês estão tendo comigo, se eu tivesse alguma culpa", completou. "Prefiro ser atropelado por um ônibus do que mentir para vocês."

O ex-presidente afirmou ainda que vai comparecer a quantas audiências forem necessárias. "Se tem um brasileiro, um ser humano em busca da verdade, sou eu", pontuou.

Lula pediu, por fim, respeito à sua família a ele próprio. "Minha mulher morreu, eu tenho cinco filhos e oito netos; eu disse para eles: ‘vocês não respeitam se quer uma criança de quatro anos, que sofre bullying na escola que estuda por conta das mentiras que vocês contam sobre o Lula". 

"Não quero afrontar ninguém, sou um cidadão que respeita as leis, a Constituição e a Justiça; mas uma coisa eu peço: em troca, quero que me respeitem."

No discurso, Lula adotou ainda um tom pré-eleitoral. "Eu estou vivo e me preparando para voltar a ser candidato a presidente deste País, eu nunca tive tanta vontade como eu tive agora", afirmou. "Estou com vontade de fazer mais e melhor."

Entenda o processo envolvendo o ex-presidente Lula

Dilma Rousseff

A ex-presidente Dilma Rousseff também discursou. A petista subiu ao palco e, falando antes de Lula, disse que o Brasil está em um caminho "de golpe atrás de golpe".

Rodolfo Buhrer/Reuters

"O primeiro dos golpes foi com o meu impeachment. O segundo deles foi feito com o Teto dos Gastos na Educação e na Saúde. E agora eles conspiram para aprovar a mais grave mudança nas leis de proteção ao trabalho que esse País já viu", disse, citando a Reforma Trabalhista.

Dilma também comentou a Reforma da Previdência, outro pilar do governo Temer. "Esse retrocesso na Previdência vai nos condenar a uma das mais perversas legislações para aqueles que trabalham a vida toda e não terão condições de aposentar". 

"Deram golpe porque, por quatro vezes, eles perderam as eleições", acrescentou. “Perder eleição não é vergonha”

Por fim, ela enalteceu Lula, que tem chances de ser lançado como candidato em 2018 pelo PT. "O presidente Lula é uma liderança importante para o nosso País, e ele vai derrotar esse retrocesso que hoje o governo golpista está fazendo em Brasília a portas fechadas." 

Informações | noticias.band.uol.com.br

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br e também para nosso whatsapp -(98)98739-7762.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp