14/08/2013 às 09h28min - Atualizada em 14/08/2013 às 09h28min

Guarda Municipal promove cursos profissionalizantes para comunidades

Uma turma de 18 mulheres concluiu nesta terça-feira (13) o curso de cabeleireiro assistente

SECOM | Prefeitura de São Luís
Uma turma de 18 mulheres concluiu nesta terça-feira (13) o curso de cabeleireiro assistente, promovido pela Guarda Municipal por meio do Grupamento de Ações Comunitárias (GAC), numa parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
 
O curso faz parte da grade de cinco outros oferecidos pelo GAC que responde pela promoção dos mesmos junto às comunidades de quatro pólos da cidade: Vila Embratel, Cidade Operária, Alemanha e Liberdade.
 
Segundo o secretário de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, a parceria com órgãos tem permitido ao GAC se aproximar ainda mais das comunidades. “Via de regra temos obtidos resultados positivos. Temos feito acompanhamento de como os concludentes dos cursos têm se inserido no mercado. Sempre procuramos atividades que possam dar algum rendimento quase imediato”, explica Breno Galdino.
 
O trabalho do GAC se desenvolve diretamente nas comunidades dando apoio às ações sociais. Os cursos oferecidos são da área de estética e beleza e de mão-de-obra voltada para o mercado da construção civil, como bombeiro hidráulico.
 
“Fazemos o meio de campo entre a comunidade e parceiros. A coisa mais importante é fazer com que a comunidade tenha renda”,  afirma George Bezerra, comandante da Guarda Municipal e secretário adjunto do Comando da Guarda. Os parceiros na oferta de cursos e certificação até o momento têm sido os órgãos do Sistema S (Senac, Senai e Sebrae) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
 
A vigilante Maria José Rodrigues se dividiu entre o trabalho e a família para frequentar o curso de cabeleireiro assistente. Certificada pelo Senac, Maria José pensa agora em montar seu próprio negócio. “Quando minha irmã me falou do curso me interessei muito, porque o convênio da Guarda Municipal com o Senac permite que os cursos sejam oferecidos gratuitamente. Concluído agora, tenho mais experiência e expectativa de montar meu próprio negócio”, planeja.
 
Nesta segunda-feira (12), duas novas turmas de formação de bombeiro hidráulico foram iniciadas na Cidade Operária, tendo como parceiro o Serviço Nacional da Indústria (Senai). Na Vila Embratel está sendo realizado o curso de manicure, além de três turmas de formação de cabeleireiro e uma de costura. “Em breve deveremos oferecer o cursos de malha fina”, adianta o comandante do GAC, Mourão.
 
Os cursos são dirigidos à população com idade igual ou superior a 16 anos. O número de alunos por turma tem sido de cerca de 25 pessoas nas comunidades onde foram oferecidos. Além dos cursos, o GAC também tem promovido a realização de oficinas, com carga horária menor, concluídas no prazo máximo de uma semana. Geralmente as aulas são ministradas em espaços de convergências comunitárias como escolas, associações ou igrejas.
 
O GAC é um dos cinco grupamentos da Guarda Municipal, com atuação exclusiva nas comunidades mais vulneráveis da cidade. Os outros grupos têm ações voltadas para a proteção do turista, do meio  ambiente, escolar e patrimônio e operações diretas. Além dos grupamentos a Guarda Municipal conta ainda com a estrutura da Defesa Civil, serviço de Salva-Vidas e Banda Musical.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp