Portal Emaranhense Publicidade 728x90
10/04/2017 às 16h10min - Atualizada em 10/04/2017 às 16h10min

Ação educativa do Detran-MA alerta sobre Segurança no Trânsito na Semana Santa.

Emaranhense.com.br,com informações da assessoria.
Foto:Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou mais uma ação educativa na manhã deste domingo (9). Dessa vez, a equipe da Educação para o Trânsito esteve na Avenida Litorânea para alertar as pessoas que pretendem viajar de carro no feriado da Semana Santa. Os dez educadores distribuíram panfletos educativos e conversaram com os frequentadores da Litorânea sobre os cuidados que se deve ter para evitar acidentes e promover um trânsito seguro.

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, o número de acidentes em feriados prolongados como a Semana Santa, costuma aumentar significativamente. Por isso, além de alertar sobre os perigos do consumo do álcool antes de dirigir, os educadores do Detran-MA também chamaram a atenção daqueles que pretendem viajar nesse período.

A ação também contou com a presença da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRv Ind.). Para o Sargento Erinaldo, esse é um momento de conscientização. “Nós estamos aqui mostrando para essas pessoas que quando a gente faz uma fiscalização, por exemplo, e tira um condutor embriagado do volante, nós estamos salvando vidas. Mas melhor seria se todos dirigissem de maneira responsável. Isso salvaria muito mais vidas”, declarou o sargento.

Dona Lurdes é funcionária pública aposentada, e estava na praia com seus netos. Ela está planejando viajar à Teresina na Semana Santa para rever seus parentes. “Eu não dirijo. É meu marido que dirige quando a gente viaja. Eu vou mostrar esses panfletos para ele. Deus é que nos protege, mas a gente também tem que fazer nossa parte. Quem sabe se não foi Ele que enviou vocês aqui hoje para alertar a gente, né?”, afirmou bem humorada.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do  Detran-MA, Rosetânia de Farias, participa pessoalmente de muitas ações educativas. Para ela a vida é mais importante que qualquer bem material que se possa perder em um acidente de trânsito. “A gente sabe que hoje as multas são altíssimas, e que boa parte dos acidentes na estrada acabam com perda total dos veículos. Porém, mais importante que o prejuízo de uma multa ou a perda de um veículo, é a vida das pessoas”, declarou a coordenadora.

RESULTADOS POSITIVOS

As ações educativas promovidas têm mostrado resultados significativos. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), apontam que o Maranhão registrou, no ano de 2016, uma redução de 30% na quantidade de acidentes de trânsito, em comparação com o ano anterior. E, recentemente, no período carnavalesco de 2017 houve uma redução de cerca de 64% nos casos alcoolemia infração, em relação ao ano de 2016. Esses dados apontam para uma maior consciência do condutor sobre os riscos de dirigir embriagado. É, sem dúvida, o resultado positivo de ações como a que ocorreu neste domingo na Litorânea.

 

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br e também para nosso whatsapp -(98)98739-7762.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp