12/08/2013 às 09h53min - Atualizada em 12/08/2013 às 09h53min

Seminário aborda sustentabilidade no setor agrícola e pesqueiro de Paço do Lumiar

I Seminário Municipal da Agricultura e Pesca Familiar Sustentável aconteceu no Convento Irmãs da Purificação, no conjunto Maiobão.

Prefeitura de Paço do Lumiar

Produtores rurais, pescadores e marisqueiros do município de Paço do Lumiar, participaram no último fim de semana, do I Seminário Municipal da Agricultura e Pesca Familiar Sustentável, que abordou além das políticas públicas para o setor, temas como a regularização fundiária, assistência técnica e extensão rural, economia solidária, entre outros, no Convento Irmãs da Purificação, no conjunto Maiobão.

Na abertura do evento, o prefeito municipal, Josemar Sobreiro, ressaltou a importância da produção agrícola e pesqueira no desenvolvimento do município. “Desde o começo do ano, estamos dando o apoio necessário para que os produtores locais possam manter suas atividades, e com isso, Paço do Lumiar voltar a ser o maior produtor de hortifrutigranjeiros da região metropolitana”, destacou.

A secretária municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento de Paço do Lumiar, Rosany Aranha disse que, atualmente, o setor da agrícola e pesqueiro vive um novo momento. “Grandes avanços já foram alcançados através de programas e convênios com instituições bancárias e universitárias, para aquisição de recursos e assistência técnica profissional, mas estamos sempre em busca de mais garantias de qualidade de vida e trabalho para nossos produtores”, observou a secretária.

Para a aposentada, Maria Carmina, de 65 anos de idade, e há 12, trabalhado como marisqueira em Timbuba, os temas e discussões pautados no Seminário será de grande importância para o dia-a-dia de todos os participantes, pois foi possível esclarecer dúvidas e se informar sobre a aquisição de recursos e benefícios para o melhoramento das atividades no mar e nas lavouras.

Durante os dois dias do evento, os participantes puderam degustar, na feirinha livre, de uma variedade de doces e licores feitos com frutas locais, e além de adquirir hortaliças diretas do produtor luminense. Também teve espaço para o artesanato e comidas típicas.

O Seminário contou ainda, com a participação de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), do Ministério da Agricultura, Banco do Nordeste, do deputado estadual Lourival Mendes, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação de Hortifrutigranjeiros, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, da Procuradoria Geral do Município, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Câmara Municipal de Vereadores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp